Preso em 19 de outubro de 2011 no Paraguai, o traficante Alexander Mendes da Silva, o Polegar, ex-chefe do trĂ¡fico do Morro da Mangueira, zona norte do Rio, estĂ¡ prestes a ser solto por determinaĂ§Ă£o da 5ª CĂ¢mara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ).
Polegar era um dos bandidos mais procurados pela polĂcia fluminense atĂ© ser localizado por agentes federais na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, enquanto comprava um carro de luxo.
"Estamos aguardando apenas a chegada a Porto Velho da carta precatĂ³ria com o alvarĂ¡ de soltura. Alexander deve ser colocado em liberdade atĂ© esta terça-feira (23)", disse a advogada Adriana Vilela, que representa Polegar. ApĂ³s ser preso, ele foi transferido para a PenitenciĂ¡ria Federal de Porto Velho, em RondĂ´nia, para cumprir o restante da pena de 22 anos por trĂ¡fico e associaĂ§Ă£o para o trĂ¡fico. Ele estava foragido desde 2009, quando obteve a progressĂ£o para o regime aberto e nĂ£o retornou mais Ă prisĂ£o, no Rio.
Em 21 de março deste
ano, quando faltavam 2 anos e 1 mĂªs de pena a ser cumprida, a Justiça
Federal de RondĂ´nia declarou a condenaĂ§Ă£o extinta, com base no indulto
natalino de 2012. Polegar, no entanto, permaneceu preso devido a um
mandado de prisĂ£o preventiva, expedido em 3 de abril de 2012, num
processo de homicĂdio que tramita no 4º Tribunal do JĂºri do Rio. Mas em
11 de abril deste ano, a 5ª CĂ¢mara Criminal do TJ-RJ concedeu habeas
corpus a Polegar.
Os desembargadores
entenderam que o decreto de prisĂ£o preventiva era ilegal, jĂ¡ que o crime
em questĂ£o ocorreu em 2003. "Por unanimidade, concederam parcialmente a
ordem por entenderem que restou caracterizada a ilegalidade do decreto
prisional, decorridos quase dez anos dos fatos, estabelecidas as medidas
cautelares de comparecimento mensal ao juĂzo e proibiĂ§Ă£o de ausentar-se
da regiĂ£o metropolitana".
O MinistĂ©rio PĂºblico do Rio vai recorrer da decisĂ£o.
Berço da escola de
samba EstaĂ§Ă£o Primeira de Mangueira, o Morro da Mangueira era uma das
favelas mais violentas da cidade. A favela, controlada por traficantes,
foi ocupada pelas forças de segurança em junho de 2011, e ganhou uma
Unidade de PolĂcia Pacificadora (UPP) em novembro do mesmo ano.
Fonte:Odiario
