Na quarta-feira (16) a deputada Federal Marinha Raupp, reuniu-se com o Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Saúde Adriano Massuda e com a Secretária Adjunta Juliana da Silva Pinto Carneiro, onde obteve compromisso de prioridade nas questões de saúde para o município de Guajará-Mirim.
Acompanhada do Prefeito Atalibio José Pegorini, que fez uma exposição de toda a problemática da saúde em Guajará, a Deputada ouviu atentamente o enfoque dado ao Hospital e Maternidade de Guajará, que está inacabado o que gera imensos transtornos aos munícipes, por não ter atendimento médico suficiente para a demanda local.
Durante o ano de 2010 foi liberada compra de medicamentos com recursos na faixa de R$ 300.000,00. Ficaram bloqueados recursos que complementariam estes e que faziam parte da compra emergencial.
Atalíbio afirmou que o município ficou bastante abandonado e que sem o aporte do Ministério da Saúde, o equilíbrio dos investimentos com a saúde, fica difícil. “Dos 403.000,00 que devo investir na saúde do município, tenho gasto mais de R$ 4.400.000,00” – afirmou. Dentre os dados relatados ao Secretário Executivo, proporcionalmente o gasto em saúde comparado a outros gastos e o gasto do Hospital proporcional a toda saúde.
Também presente à reunião estava o Coordenador Técnico da Secretaria de Estado de Saúde, Dr Emílio Tedoro Filho, que falou das alternativas para a saúde do Estado descentralizando o processo. Destacou o fato de 3 convênios entre Guajará-Mirim e o Ministério tiveram problema de desvio de objeto que tem atrapalhado conclusão do Hospital.
Foi solicitado pela Parlamentar que o Ministério enviasse um técnico para listar todos os problemas que impedem o bom funcionamento do Hospital, o que ficou de ser analisado pelo Secretário Adriano.
Ficou definido que o Ministério da Saúde estaria estudando todos os casos em conjunto com funcionário da SAIS e ter reuniões mais frequentes, especificamente sobre Guajará. Desta forma segundo ele, além de estar priorizando este município, é a melhor forma de ampliar o atendimento a população guajaramirense e finalizar no mais curto prazo de tempo a Maternidade de Guajará-Mirim.
A reunião contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde de Porto Velho Williames Pimentel de Oliveira.
Assessoria de Comunicação