2 de novembro de 2011

Anulada 13 questões do Enem em todo o país



A Justiça Federal no Ceará decidiu ontem (31) à noite anular 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 em todo o país devido ao vazamento das perguntas antes da aplicação do exame. De acordo com o juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, a divulgação prévia de parte do conteúdo da prova fere o princípio da isonomia.
“Não é o erro, mas o vazamento das questões que leva à nulidade das mesmas, por quebrar o princípio da isonomia. Assim, entendo razoável e proporcional, nesta oportunidade e neste momento processual, declarar a nulidade apenas das questões do certame Enem 2011 que foram objeto de vazamento e prévio conhecimento”, justifica o juiz em trecho da decisão. O Ministério da Educação (MEC) considerou a decisão desproporcional e exagerada e disse que vai recorrer nos próximos dias.
O pedido para que as provas do Enem fossem canceladas foi feito pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), após a constatação de que alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso antecipado a cerca de 14 questões que foram cobradas no exame. Os itens estavam em apostila distribuída pela escola semanas antes da aplicação do Enem e vazaram da fase de pré-testes do exame, da qual a escola participou em outubro de 2010.
A solução defendida pelo MEC é que os 639 alunos da escola cearense tenham as provas anuladas e façam um novo teste no fim de novembro. Mas o procurador da República Oscar Costa Filho pediu à Justiça que o Enem seja anulado – ou pelo menos as questões que estavam na apostila do Christus. O Inep argumentou ao juiz que o episódio ocorreu de forma localizada e que a reaplicação do exame aos alunos do colégio de Fortaleza não traz prejuízo à isonomia do concurso.
O pré-teste é feito pelo Inep para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade de cada uma. Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep. A Polícia Federal investiga se houve fraude na aplicação do pré-teste. O MEC confirma que 14 questões que estavam na apostila foram copiadas de dois dos 32 cadernos de pré-teste do Enem aplicado no ano passado a 91 alunos da escola. As provas do Enem de 2011 foram aplicadas nos dias 22 e 23 deste mês.

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Guajará-Mirim recebe pela segunda vez a carreta do Hospital de Câncer de Barretos


O município de Guajará-Mirim recebeu nesta segunda-feira (31/10), a carreta do Hospital do Câncer de Barretos-SP. A carreta equipada para o atendimento de três tipos de exames: colo de útero (papanicolau), pele e próstata (PSA) atendeu cerca de 300 pessoas. Tendo como principal intenção despertar a prevenção entre os moradores, o grupo Amigos do Hospital do Câncer em Guajará, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), voluntários e profissionais da área de saúde junto com os seis profissionais de Barretos, iniciaram às 7h30min o atendimento continuando durante o dia, ao lado da Igreja Metodista Wesleyana. A Secretaria Municipal de Saúde também colaborou com a triagem dos pacientes.


Os exames são foram feitos na carreta itinerante, distribuídos 100 fichas para cada tipo de exame. Os homens em jejum também realizaram o exame de sangue onde deverão retirar o resultado a cerca de aproximadamente 50 dias no Posto de Saúde Carlos Chagas.
A enfermeira Luzia coordenou a triagem e a coleta de sangue, juntamente com Cristiane Alexandre da Costa e Clezer Lobato, responsáveis pela vinda da carreta, prepararam e organizaram os trabalhos.
Um café da manhã foi oferecido aos pacientes enquanto aguardavam serem atendidos.

Para Clezer Lobato, foi muito positiva a visita dos profissionais de saúde de Barretos ao município de Guajará-Mirim. “Através dos profissionais muitas pessoas tiveram a chance de fazer o exame de câncer, tendo assim mais chances de fazer o tratamento, porque quando se descobre no começo é mais fácil o tratamento, mesmo porque infelizmente ninguém está livre do câncer”, concluiu. De acordo com Cristiane Alexandre muitas pessoas do município já estiveram e outras estão fazendo tratamento contra câncer em Barretos.


O aposentado Emilse Cuellar Mercado realizou pela primeira vez o exame de protesta, afirmou que achou excelente a vinda da carreta por facilitar a sua vida e de muitas pessoas. “Não tinha condições de ir até eles, com a carreta sabemos que esses profissionais vem de longe para nos atendermos. Se Deus quiser meu exame vai dar tudo certo e queria agradecer a essas pessoas que se empenham pela vinda dessa carreta. Falo em nome de todos que estão aqui, somos gratos”, concluiu o morador Emilse.
O esposo de Maria Esther de Lima, que realizou exame de pele, afirmou: “Essa possibilidade de trazer a carreta e dar condições para nós moradores realizarmos exame, eu e minha esposa não pensamos duas vezes e ela logo procurou a triagem para a realização deste exame. Espero que a carreta venha mais vezes para atender o restante da comunidade guajaramirense”, concluiu o aposentado Raimundo Fonseca Lima, que acompanhava sua esposa.

FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.