3 de março de 2011

Suspeito de estuprar menina de 11 anos é preso pelo SEVIC da DPCA tocando violão com amigo

Raimundo F. S.G. (43), vulgo “Jamaica”, foi preso na noite dessa quarta-feira (02) por agentes da DPCA (Delegacia de Proteção a Criança e o Adolescente) sob acusação de estupro contra uma menor de 11 anos, vizinha sua.

De acordo com os policias que efetuaram a prisão, na quinta-feira passada (24/02) Raimundo se aproveitou da oportunidade da menina estar dormindo sozinha em um dos cômodos da casa, onde mora com a família, e arrombou a janela, raptou-a com ameaças de morte, sob a mira de uma faca peixeira. Após o rapto, “Jamaica” levou a menina para uma construção em um terreno baldio e lá abusou sexualmente da vítima por mais de três horas.

Após o crime a menina conseguiu fugir do local seminua e foi para casa, onde contou do estupro que sofrera para a mãe.

Revoltada, a mulher acionou a polícia que foi até o local, fez várias diligências, mas não obteve êxito na prisão do suspeito.

Por volta das 5h da manhã do mesmo dia que ocorreu a agressão sexual, uma mulher que estava saindo para o trabalho viu “Jamaica” próximo do local do abuso transitando em uma bicicleta.

Prisão

Depois de terem interrogado vários suspeitos com as mesmas características de “Jamaica”, sendo todos eles não reconhecidos pela vítima, a policia continuou as investigações e ontem receberam a informação de que Raimundo estava no quintal da casa da menor. Os agentes se deslocaram para o endereço e quando chegaram o suspeito já tinha fugido, diante de relatos passados pela vizinhança a equipe da polícia foi até a casa onde “Jamaica” mora e lá o encontrou tocando violão junto com um amigo.

De imediato ele recebeu voz de prisão e foi conduzido para a DPCA, quando na chegada, foi logo reconhecido pela vítima, que ao ficar frente a frente com o homem entrou em estado de desespero.

Vale destacar o trabalho dos agentes Clovis, Jonathan e Vladimir, sob o comando do chefe do departamento Flávio, que realizaram as investigações.

FONTE: Rondoniaovivo

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Aumento da barragem de Santo Antônio preocupa, lago deve aumentar impactos sociais e ambientais

A aprovação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de mudança no marco topográfico da usina de Santo Antônio, que está sendo construída no rio Madeira, em Rondônia preocupa. A decisão da Aneel foi publicada nos principais jornais de circulação nacional na última terça-feira e deixou em alerta o presidente da Assembleia Legislativa deputado Valter Araújo (PTB-PVH), devido aos impactos que serão sentidos pelas comunidades ribeirinhas.

O marco topográfico da usina de Santo Antônio será elevado em 50 centímetros. Isso significa 50 centímetros a mais na altura do eixo de implantação das turbinas.
Enquanto diretores de Santo Antônio e de Jirau, a segunda usina que está sendo construída no Distrito de Jacy-Paraná, cerca de 10 quilômetros acima discutem a venda de energia, Valter Araújo disse que está preocupado com a população.
Elevando o nível do rio, em razão, segundo a Aneel, devido a erro de cálculo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), “como ficará a população ribeirinha?”, questiona o presidente Valter Araújo. Se o nível da barragem será elevado em meio metro em Santo Antônio será necessário novo trabalho de desapropriação.
Em 2010 foi realizada a CPI das Usinas pelas Assembleia Legislativa que poderá ser reaberta, segundo Valter Araújo. Aumentando a barragem de Santo Antônio, certamente teremos problemas nas turbinas de Jirau que, para aumentar sua área de alagamento terá que entrar em terras bolivianas.
“Na volta de Brasília, onde estamos acompanhando a reformulação do Código Florestal Brasileiro, iremos verificar diretamente o que está ocorrendo na construção das usinas do Madeira”, adianta Valter Araújo e, se necessário for “convocaremos audiências públicas para discutir o problema, que está motivo de discussão econômica para as usinas, mas eles não se preocupam com o social e com o meio ambiente”, concluiu.

FONTE: Rondoniaovivo

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

MPF/RO faz vistoria na Suframa em Guajará-Mirim e constata precariedade no atendimento

O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) adotará medidas contra a situação precária de atendimento aos usuários na unidade da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) localizada em Guajará-Mirim. Em inspeção ao local, a equipe do MPF/RO constatou diversas irregularidades que desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor.

A vistoria foi motivada por uma carta enviada ao MPF/RO, na qual caminhoneiros relataram a demora no atendimento, ausência de banheiros, bebedouros, entre outras precariedades. Todas as irregularidades apontadas foram vistas pela procuradora da República Lucyana Pepe.

“A nossa situação é humilhante”, reclamou um usuário, relatando que acesso à água e banheiro só ocorre se for em um estabelecimento comercial próximo à Suframa, mediante pagamento. Sem cadeiras ou bancos suficientes, a espera pelo atendimento é feita em pé. “A fila é organizada por nós mesmos”, disse. Caminhoneiros que estavam no local durante a inspeção informaram que o tempo médio de espera no atendimento é de dois dias. Nesta época de movimento fraco, a espera está reduzida a um dia.

O pátio da Suframa de Guajará-Mirim é pequeno para a quantidade de caminhões que frequentam diariamente o local, sendo necessário que muitos aguardem nas ruas laterais. “Somos obrigados a ficar na rua e depois ainda somos multados”, reclamou outro caminhoneiro. Ele também enfatizou que, quando a espera pelo atendimento passa de um dia para o outro, há um risco maior. “Dormimos dentro dos caminhões, nestas ruas laterais, e alguns caminhoneiros já foram assaltados por causa disto”, afirmou. Os acessos à Suframa não são pavimentados nem adequados ao tráfego intenso de carretas. Com isto, as ruas de terra possuem grandes buracos feitos pelos caminhões. Em época de chuva intensa, os caminhões atolam nas poças d’água.

Caminhoneiros denunciaram tratamento indigno.

A diretora da Suframa de Guajará-Mirim, Arlete de Oliveira Queiroz, informou que a unidade funciona naquele local há 14 anos, em terreno cedido pela Conab, e que impasses na compra da área têm impossibilitado as melhorias necessárias. Ela também argumentou que não há verba para a reforma do banheiro e que a compra de bebedouros está em fase de licitação, não sabendo informar quando vão estar disponíveis. Sobre a demora no atendimento, ela apresentou dois motivos: problemas no acesso à Internet e a ausência de cadastro prévio dos caminhoneiros no sistema da Suframa.

A procuradora da República Lucyana Pepe adotará providências imediatas para que a Suframa adeque o atendimento. “Todo órgão público tem obrigação de ofertar água, local para espera do atendimento e banheiro a seus usuários. É o mínimo necessário à dignidade humana ”, argumentou.

FONTE: O Mamoré

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Carnaval: Desfile de Blocos e noites de folia será no Bumbódromo

Após a abertura oficial do Carnaval 2011 na Pérola do Mamoré com a realização do Baile Municipal no último final de semana, quando o Rei Momo recebeu as chaves da cidade. As comemorações seguem com a realização do Carnaval Popular no Bumbódromo de Guajará-Mirim, de sexta-feira (04) a terça-feira (08), a partir das 22h, a entrada será um quilo de alimento não perecível. “Convidamos as Associações Folclóricas dos Bois Bumbás Flor do Campo e Malhadinho para somarem na organização do Carnaval Popular deste ano”, informou Dayan Saldanha, secretário Municipal de Cultura e Turismo – SEMCET. Também haverá diversas atrações com artistas locais, inclusive as toadas dos Bois Bumbás Flor do Campo e Malhadinho, complementou Dayan.

A estrutura da arquibancada está sendo montada e a instalação de banheiros químicos para atender a comunidade no novo espaço utilizado para a apresentação dos blocos carnavalescos.

Desfile de Blocos

A grande novidade deste ano, segundo o secretário, é o novo espaço para realização dos tradicionais desfiles de blocos carnavalescos, que acontecem no domingo (06) e terça (08) na Avenida XV de Novembro, entre o Parque Circuito e o Estádio Municipal João Saldanha, entre as Avenidas Castelo Branco e Duque de Caxias. “Havíamos feito um acordo de cavalheiros com Ministério Público e Polícia Ambiental no ano passado para retirarmos o incômodo ao Hospital Bom Pastor ocasionado pelo ruído do evento e estamos cumprindo integralmente, inclusive oferecendo arquibancadas e banheiros químicos para a população assistir confortavelmente esta tradição que só Porto Velho e Guajará mantém: o Carnaval de Rua.” afirmou o prefeito Atalíbio Pegorini.

Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)

Foi firmado um TAC na tarde desta terça-feira (1), no auditório da Câmara de Vereadores, conduzido pelo Ministério Público Estadual, através da Promotora Luciana Nicolau de Almeida, onde os responsáveis e envolvidos no evento momesco, assumiram diversas responsabilidades. Entre as cláusulas, está a proibição de comercialização e permanência de pessoas portando bebidas e comidas em vasilhames que não sejam de plástico ou alumínio; A proibição de venda de bebidas alcoólicas aos menores de idade e interdição das Avenidas XV de Novembro, (entre Castelo Branco e Duque de Caxias), Castelo Branco (entre XV de Novembro e Antonio Correia da Costa) e Duque de Caxias (entre XV de Novembro de Antonio Correia da Costa) durante o período de Carnaval, sempre a partir das 18h. A fiscalização será intensificada por Polícias Militar e Ambiental, Fiscais da Prefeitura, Conselho Tutelar e demais autoridades durante o período para garantir que os termos do TAC sejam cumpridos.

FONTE: O Mamoré

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Professor é acusado de pedofilia

O caso foi descoberto por conta de acusações de furto contra dois menores que estavam nas proximidades da residência do professor de futebol José de Macêdo Silva, de 40 anos, durante a madrugada de quarta-feira (2).

Chegou a Central de Operações da Polícia Militar que havia dois menores tentando furtar um quiosque situado na esquina da Avenida Antônio Correia da Costa com Oswaldo Cruz, no bairro Serraria. A guarnição composta pelos PM’s: Wilmar, Viana e Edvan ao chegar depararam com um homem, o solicitante, segurando os menores. Os dois menores de 13 anos disseram que aguardavam pelo professor José que vivia próximo. Os policiais desconfiaram da declaração dos menores de idade e buscaram por José de Macêdo Silva que negou conhecer os meninos e ainda complementou que os menores haviam sidos vistos na parte da tarde no quintal de um vizinho e buscavam capinar.

Após a declaração do professor novamente os menores foram indagados pelos PM’s, mas desta vez os meninos denunciaram que o homem sempre os convidou para visitá-lo desde o Festival Folclórico de Guajará-Mirim no ano passado, mas que somente agora passaram a frequentar a casa e que esses encontros ocorriam as segundas e terças-feiras onde o homem pedia para que os meninos fossem ao banheiro, tirassem suas roupas e lhes fazia sexo oral, depois iam para o quarto onde continuava a acariciá-los e a praticar relação sexual. Afirmaram também que saíram da casa antes do tempo e permaneceram na esquina. O acusado foi preso, conduzido a Delegacia de Polícia por volta de 2h e recebido pelo delegado Éric Fantin que ao tomar conhecimento dos fatos foi até a residência do mesmo e localizou grande quantidade de preservativos, percebeu que os menores conheciam bem a casa e que o portão que dá acesso a casa só abria por dentro, fato confirmado pelo morador, mas quando os policiais militares chegaram o portão estava aberto.

José de Macêdo Silva está preso.

Diante das acusações dos menores e de alguns fatos que agravam a situação de José, o mesmo foi autuado pelo crime de pedofilia e encaminhado ao presídio.

FONTE O Mamoré

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.