2 de setembro de 2011

DIA DO INDIO NA ALDEIA KAXARARI


Os limites da reserva indígena Kaxarari serão revisados para incluir áreas tradicionais que ficaram de fora da demarcação. A revisão do território foi determinada pela Justiça Federal, depois de pedido do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO). A Fundação Nacional do Índio (Funai) tem até 30 dias para iniciar o processo de revisão e deverá apresentar suas conclusões em 120 dias. Caso não cumpra a decisão nos prazos estabelecidos pela Justiça, a Funai pagará multa diária de mil reais.
Na ação civil pública, o MPF/RO informou que a demarcação da terra indígena ocorreu em 1986 e foi corrigida em 1992, por um decreto presidencial. Entretanto, naquela época, a correção dos limites territoriais não contemplou toda a área tradicionalmente ocupada e não contou com a participação dos principais interessados – os índios. Na ocasião dos estudos de revisão territorial, os indígenas estavam acuados pela ação de grileiros que invadiam suas terras e também se ocupavam com a preparação da terra para o plantio.
O povo Kaxarari há tempos reclamava de que áreas tradicionais ficaram de fora da demarcação. Dentre elas estão o Lago de Takwatxa; a Maloquinha do Mukãpu; as árvores sagradas; o Kupa (símbolo da medicina e encontro com os espíritos); a antiga maloca Tseruwã; o local chamado de Mushalawy (pai das castanheiras), onde está o pé da primeira castanheira; entre outros locais. O Rondoniaovivo já produziu outras reportagens com a Nação Kaxarari. Há cerca de 20 anos aguardam decisão judicial sobre o "roubo" de seus recursos minerais para a construção da BR 364, na extensão da balsa do rio Madeira até Rio Branco, capital do Acre Invadiram o canteiro de obras da empreteira e expulsaram os funcionários. (leia aqui). Fizeram a diferença no embate com forças federais durante bloqueio da BR 364 em fente ao futuro municipio de Extrema de Rondônia. ( leia aqui e aqui ). Participaram ativamente no plebiscito para a emancipação da Ponta do Abunã (leia aqui eaqui). -  ( Confira fotos )
Na ação, a Funai confirmou que tinha conhecimento das reivindicações dos índios, mas alegou não ter técnicos suficientes para fazer a revisão dos limites da terra indígena. A procuradora da República Lucyana Pepe argumentou que “os índios esperam a revisão territorial há muito tempo e, para os eles, a terra constitui sua própria identidade”. A decisão judicial sobre a revisão da reserva Kaxarari foi determinada no dia 19 de agosto.

VEJA  VÍDEO DO DIA DO INDIO 2011 COM OS KAXARARIS 




FONTE: RONDONIAOVIVO

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Justiça Federal julga dia 15, dezesseis acusados pelo carregamento de 171 kg de cocaína


A Justiça Federal marcou para o próximo dia 15 de setembro o julgamento de dezesseis pessoas acusadas pelo carregamento de 171 quilos de cocaína apreendidos pela PF em março do ano passado, na região de Cacoal. A droga estava nos pneus de um caminhão e seguiria para a cidade de Juína, no estado do Mato Grosso.
Roque Santa Cruz.
Roque Santa Cruz.
O caminhão era conduzido por Dualcei Severo, 27, o qual tinha como acompanhante João Dipleci Silveira Marinho, 49. Dentre os acusados pelo tráfico está Roque Cardoso de Oliveira, o Roque Santa Cruz, homicida, considerado um dos barões do tráfico no Estado, preso em Guajará-Mirim, no início desse ano. A prisão ocorreu durante uma operação para prender quadrilha especializada em transporte de motos roubadas.
Equipes policiais iniciaram rondas ao entorno das terras indígenas Roosevelt e Zoró realizando diversas abordagens em veículos, dentre eles o do caminhão Mercedes, de cor branca, placa MYF 2838, de Goiânia. O veículo apresentava divergência da numeração do chassi apresentada no documento, com o número existente na carroceria, bem como não foi localizado o número do motor.
Os suspeitos foram conduzidos até o posto da PRF em Pimenta Bueno para verificação da documentação. Neste momento, policiais federais iniciaram uma busca mais detalhada no veículo e desconfiaram do barulho dos pneus que estavam suspensos e o nervosismo apresentado pelo condutor.


Serão julgadas 16 pessoas acusadas pelo carregamento de 171 quilos de cocaína apreendidos pela PF em março do ano passado.

Serão julgadas 16 pessoas acusadas pelo carregamento de 171 quilos de cocaína apreendidos pela PF em março do ano passado.



Após a desmontagem dos pneus os policiais federais encontraram os 171 quilos de cocaína acondicionados em três pneus.

Denúncia
Os acusados foram denunciados pelo Ministério Público Federal em Ji-Paraná em abril desse ano por formação de quadrilha para o tráfico e comércio de armas de fogos e associação para o tráfico internacional de cocaína. As drogas e as armas eram adquiridas na Bolívia e revendidas no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro e em Goiás.
A denúncia foi oferecida com base em interceptações telefônicas feitas entre 20 de janeiro e 27 de dezembro de 2010. Após serem detidos, os réus também confessaram a comercialização de pelo menos cem fuzis das mais variadas espécies e relataram a estrutura e atuação da organização no tráfico de drogas. Durante as investigações, foram apreendidos quase trezentos quilos de pasta base de cocaína, uma pistola calibre 9 mm com 56 munições, cinco fuzis 7,62 mm e dois fuzis 30M-1.
O MPF/RO pediu à Justiça Federal a condenação dos réus por associação para o tráfico transnacional e interestadual de drogas ilícitas (com prisão de três a dez anos e pagamento de 700 a 1200 dias-multa) e por formação de quadrilha (com prisão de um a três anos).

Réus
Em Rondônia encontra-se detida a maioria da organização criminosa: Roque Cardoso de Oliveira (no presídio federal de Porto Velho); Hermeson de Barros Vassalo e Cecílio Batista Brunel (presídio Pandinha, em Porto Velho); Adão Cardoso de Oliveira, Wmarley Guimarães Peres, Edivan Oliveira Gomes, Vanderlei de Souza e Evandro Oliveira Pereira (Presídio Central de Ji-Paraná); Dualcei Severo (presídio de Pimenta Bueno) e Alaércio Paulo de Oliveira (Casa de Detenção, em Vilhena).
Dois dos integrantes da quadrilha estão no Sistema Prisional de Juiz de Fora, em Minas Gerais – Gilcinei Rocha da Silva e Roberto Carlos Costa. Um dos homem da quadrilha está detido nas dependências da Polícia Federal no Rio de Janeiro (Mário Aparecido de Lima) e outro encontra-se na cadeia pública de Senador Canedo, em Goiás (Valdinei de Souza).
Duas mulheres também atuavam na organização. Ana Paula de Sena, esposa de Evandro Oliveira Pereira, era responsável por movimentar altos valores em sua conta corrente para viabilizar o comércio ilegal e também repassava informações aos demais integrantes da organização criminosa. Já Rejane Ribeiro Cavalcante repassava as ordens do chefe da quadrilha, Roque Cardoso, e adquiria telefones celulares para que as conversas do grupo permanecessem desconhecidas.

FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Solenidade marca início da Semana da Pátria em Guajará-Mirim




Autoridades civis, militares, eclesiástica, participaram, nesta quinta-feira (1º), da abertura oficial da Semana da Pátria no município. A cerimônia, realizada no pátio do Palácio Pérola do Mamoré, prestou homenagens ao 189º aniversário de Independência do Brasil, datado em 07 de setembro.
A solenidade também contou com a presença do prefeito Atalíbio Pegorini, do vice-prefeito Hilter Gomes Videira, de secretários municipais, autoridades do Exército Brasileiro, da Polícia Militar e de Bombeiros. O ato foi acompanhado também por líderes religiosos, alunos e professores da rede municipal de ensino, representantes comunitários e populares. O ato foi marcado com a presença da Banda do 6º Batalhão de Infantaria de Selva.

Hasteados os Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, seguindo o momento ecumênico com a presença do Padre José Hélio e do Pastor Arnaldo Silva, que fizeram a leitura de trechos bíblicos.







A palestra cívica do comandante Ten. Cel. Rui Vaz Barbosa, seguindo a solenidade com a chegada da centelha do fogo simbólico, em mais um ano coordenado pelo professor Maurício Dibas e contando com a participação de 40 pessoas, entre homens e mulheres, que saíram às 6h45min do Distrito do Iata em direção ao pátio da Prefeitura. O coral Sauzão, da escola municipal Saul Benneby se apresentou e participou com o canto do Hino de Guajará-Mirim.














Encerrando a solenidade o prefeito Atalíbio Pegorini enalteceu a data comemorativa e deu por aberta as comemorações da Semana da Pátria. (confira mais fotos abaixo)

Desfile de escolas na sexta-feira (02)
Em novo local para o desfile escolar, o novo Palanque Oficial estará situado na Avenida XV de Novembro, próximo ao Bumbódromo, com início previsto às 19h30min com a seguinte ordem de apresentação:
Escola Novo Mundo (Sociedade Pestalozzi); CMAE Prof. José Rodolpho Alves; Profª. Adma Leal; Jesus Perez; Prof. Salomão Silva; Profª. Maria Liberty de Freitas; Profª. Floriza Bouez; Paul Harris; José Carlos Nery; Saul Bennesby; Irmã Hilda; Escola Toufia Tanous Bouchabki; Cândida Maria Moura de Paula; Centro Educacional Novo Milênio e Capitão Godoy.
Programação
A apresentação de bandas e fanfarras ocorrerá no sábado, dia 03, no Palanque Oficial tendo a apresentação das escolas: Prof. Salomão Silva, de Nova Mamoré; Alkindar Brasil de Arouca; Casimiro de Abreu, de Nova Mamoré; Simon Bolívar; Escola Polo Municipal Cel. Jorge Teixeira de Oliveira, de Nova Mamoré; Irmã Maria Celeste; Paulo Saldanha e fanfarra municipal de Cadeias do Jamary.
Na terça-feira (06) acontecerá o desfile no Distrito do Iata e no dia 7 de setembro a abertura inicia com o culto ecumênico e em seguida o desfile de instituições militares, entidades e escolas.
FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

O forte vento acompanhado de chuva provocou estrago em Guajará-Mirim, nesta quarta-feira (31). Não se tem notícia de que outros estragos tenham ocorrido no município, mas a reportagem do jornal e site O Mamoré localizou uma árvore que foi arrancada pela raiz de frente a uma casa no bairro 10 de Abril.



Segundo o morador que reside na casa localizada na Avenida Novo Sertão, 1914, disse que levou um susto quando a árvore foi arrancada, principalmente porque atingiu a parte elétrica, permanecendo por horas sem energia. Durante seu relato, o morador ainda disse que perdeu sua sombra: “Agora para onde é que eu vou quando estiver quente e ouvir o rádio a partir das 13h o programa Rota 89?”, concluiu.


FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Patrulha de Busca e Captura já cumpriu mais de 74 mandados de prisões

Patrulha de Busca e Captura já cumpriu mais de 74 mandados de prisões



Em constante serviço no município de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e regiões vizinhas, a guarnição de Busca e Captura do 6º Batalhão de Polícia Militar já cumpriu em 2011 mais de 74 mandados de prisões.
De janeiro a 1º de agosto do corrente ano o número chega a 74 prisões cumpridas pela equipe de policiais militares, sendo que no mês de maio foram cumpridos 15 prisões, já no mês de março o número de prisões chegou a 14. A guarnição de Busca e Captura é comandada pelo cabo PM Guimarães que há anos trabalha nesta área.
O comandante do 6º BPM, Ten. Cel. PM Clairton Pereira da Silva manifestou seu apoio as patrulhas que atuam no município de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, solicitando constantemente estrutura para equipar as guarnições, bem como dá suporte e preparo ao policial para qualquer tipo de situação.

FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Mulher levava droga escondida entre os seios


A equipe de policiais federais e da Força Nacional realizava mais um dia da Operação Sentinela quando flagraram uma mulher transportando certa quantidade em droga.




Às 6h15min de quarta-feira (01), na BR 425, Base Cristal, a barreira policial abordou um táxi e na revista aos passageiros, foi encontrado dois embrulhos pequenos de cocaína que estavam escondidos entre os seios da mulher das iniciais A. Q. L. L., de 31 anos. Conduzida a Delegacia da Polícia Federal em Guajará-Mirim, a mulher confessou que levariam a substância entorpecente para vender em Porto Velho, foi constatado que a mesma já foi presa por tráfico de drogas em 2005. Acusada de transportar aproximadamente 250 gramas de droga, a mesma foi autuada e conduzida ao Albergue Feminino.

FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.