Durante amanhã de quinta-feira (20), a Coordenadoria Municipal de Trânsito (COMTRAN) tem novo coordenador. Através do Decreto nº 6.274 de 20 de janeiro com data retroativa ao dia 13 de janeiro, o prefeito Atalíbio Pegorini empossou Abrahim Cuellar Chamma. Estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores Célio Targino de Melo, o chefe de gabinete Décio Keher, o secretário municipal de Planejamento Roberto Maia e os representantes da Associação Comercial e Industrial de Guajará-Mirim, Alberto Assadi e Cícero Noronha.
fonte MamoréA indicação ao cargo partiu dos vereadores e da Associação Comercial, segundo o presidente Célio Targino, em um consenso com os demais edis o nome de Abrahim foi apontado pela trajetória e conhecimento do mesmo na área de trânsito. “Assim que foi noticiada a vaga na coordenação, logo os vereadores se reuniram e indicaram o nome, assim como a diretoria da Associação Comercial foi unânime em favor da indicação, que agora marca uma união mais fortalecida com o Poder Executivo. Parabéns Abrahim, conte conosco e vamos dá uma nova cara ao trânsito da cidade”, concluiu o vereador Célio.
“Por conhecer melhor do assunto, tornará mais eficaz o trabalho do trânsito no município, que hoje tem sido um assunto polêmico, com diversos problemas, como: sinalização, transporte coletivo, a situação dos taxistas e moto taxistas, e também o tráfego de carretas. O vice prefeito Hilter de imediato acatou a ideia quando soube da indicação. E é lógico que a nomeação de Abrahim veio fortalecer a união com os vereadores. Contamos com o trabalho deste profissional e que nos ajude a fazer uma Guajará melhor”, finalizou o prefeito Atalíbio.
Os representantes da Associação Comercial desejaram sucesso ao novo coordenador e reivindicaram urgentes medidas no trato ao trânsito do município.
Abrahim salientou que na próxima semana estará recuperando algumas placas e sinalizando verticalmente algumas novas Avenidas (que recentemente foram asfaltadas), também dando prioridade aquelas vias públicas com maior tráfego e que no momento não estão sinalizadas. A sinalização horizontal nas vias serão alguns dos trabalhos já manifestados pelo coordenador do COMTRAN. A situação dos motos táxi e táxi já fazem parte das primeiras ações do recém empossado. “A sinalização nas vias e a educação no trânsito vão reduzir bastante o número de acidentes, é necessário que desde a infância as pessoas saibam que é preciso está atento e respeitar o trânsito. A recente tragédia onde vitimou uma mulher deixou muita gente indignada com o trânsito das carretas na cidade, quanto a este assunto garanto que também será prioridade, já que estaremos analisando um meio de concentrar as carretas em um local e de lá desembarcar as mercadorias em caminhões menores e estes por sua vez transportarem para os prédios das empresas. Não será fácil, mas a princípio é preciso determinar um horário para que as carretas desembarquem no comércio”, declarou o coordenador.
Projeto de sinalização
Durante a posse do coordenador, o secretário de Planejamento, Roberto Maia, lembrou que a proposta apresentada ao Ministério das Cidades para a sinalização das vias públicas do município, no valor de 250 mil reais, ficou apenas na apresentação dos documentos exigidos. “Neste caso, a proposta foi apresentada, após ter sido aceita foi solicitado à documentação, assim que apresentamos houve o período eleitoral, em seguido fomos informados de que haviam cancelado o Programa de sinalização nos municípios do Brasil devido às mudanças que ocorreriam no primeiro escalão do Governo Federal. Mas nem por isso cruzaremos os braços, já estou com o projeto em mãos e o prefeito no dia 1º de fevereiro estará em Brasília já buscando um parlamentar que colabore com Guajará-Mirim assumindo o compromisso de uma emenda parlamentar, como também estará buscando o Ministério das Cidades para viabilizar alguns recursos que seja revertido para a sinalização”, concluiu o secretário Roberto.