1 de setembro de 2011

Celebrada Missa vocacional na Paróquia São Francisco




Fazendo parte do mês vocacional, o Padre Manoel de Souza Costa, Reitor do Seminário de Guajará-Mirim celebou missa vocacional na Paróquia São Francisco de Assis do município de Nova Mamoré.
Com a igreja lotada, a santa missa brilhantemente animada pelo coral paroquial foi concelebrada pelo pároco Padre Manoel João Batista, com a participação de todos os seminaristas do seminário diocesano e das irmãs que servem em Nova Mamoré, Linha 20 e de Guajará-Mirim.
FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Governador cumpre agenda em Itapuã para conhecer demanda de serviços

                           INVESTIMENTOS




Ao ouvir de Confúcio que o Governo está à disposição do município, o prefeito falou sobre o projeto de urbanismo e paisagismo da cidade, no entorno da BR-364, cujo orçamento é de R$ 1,3 milhão, que prevê ciclovia, pista de caminhada, arborização, entre outros benefícios, ficando o governo comprometido em realizar, através do DER, serviços de tapa buraco em 1.600 metros das avenidas Costa e Silva e Ayrton Senna. Através da Sedes, a partir do dia 25 de setembro o município receberá o programa Cidade Limpa. O governador ainda solicitou ao secretário Edson Vicente que garanta o transporte de 100 toneladas de calcário que a prefeitura vai adquirir para corrigir a acidez do solo do viveiro, antigo Laboratório Banco de Sementes, um projeto elaborado há 13 anos por Confúcio Moura, quando deputado federal, para conservação da biodiversidade vegetal.

Sobre a regularização fundiária, que prejudica a prefeitura em realizar projetos, como a construção do aterro sanitário, o governador vai apresentar a situação ao secretário estadual de Agricultura, Anselmo de Jesus, embora considere como alternativa viável levar o lixo para o aterro de Ariquemes. Apesar de pequena, a comunidade também enfrenta sérios problemas com relação à segurança pública e uso de drogas, inclusive crianças. Ao delegado da Polícia Civil, Alexandre César dos Santos, o governador prometeu viabilizar com o secretário de Segurança, Marcelo Bessa, a instalação de uma Unidade de Segurança Pública (Unisp) no prédio da antiga prefeitura.

A prefeitura também irá elaborar projeto de expansão da rede de água, uma vez que o município não foi inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). Segundo o prefeito João Testa, 60% da população, de um total de nove mil habitantes, não é beneficiada por esse serviço atualmente.

O município conta com duas escolas estaduais, uma que atende apenas ao Ensino Fundamental e outra ao Fundamental e Médio; além de sete municipais, quatro delas na zona rural.

Outro projeto da prefeitura é para sinalização do município, avaliado em R$ 65 mil. O governador sugeriu que a proposta fosse repassada ao deputado estadual, Adelino Follador, que também acompanhava a comitiva. Confúcio Moura ainda prometeu devolver ao município o prédio do antigo hospital que de acordo com o secretário municipal de Fazenda, Administração e Planejamento, José Carlos, será transformado em uma área de lazer.

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Deputada Glaucione Rodrigues é lançada pré-candidata a prefeitura de Cacoal

Homenageou os ex-prefeitos Divino Cardoso Campos e Orlandino Ragnini.




Mais de 700 pessoas participaram do 2º Encontro Municipal do PSDC em Cacoal realizado na Câmara de Vereadores da cidade. Estavam presentes o Presidente Regional do Partido Edgar do Boi, Deputado Nilton Capixaba, presidentes de partidos políticos, vereadores, presidentes de bairros e lideres comunitários.

Diante de um público entusiasmado, a Deputada Glaucione apresentou um balanço de suas atividades nos primeiros meses de mandato e homenageou os ex-prefeitos Divino Cardoso Campos e Orlandino Ragnini.

Durante o evento 482 pessoas se filiaram ao PSDC e os lideres comunitários lançaram a pré-candidatura de Glaucione para disputar a prefeitura de Cacoal no próximo ano.

“Estou feliz com o mandato que Deus e o povo de Rondônia me concederam. Tenho trabalhado para honrar cada voto obtido no ultimo pleito, porém sou uma funcionária do povo e se o povo entender que devo ser pré-candidata me sinto preparada e estou a disposição do povo”, disse Glaucione.

Durante o evento, muitas personalidades de Cacoal discursaram e elogiaram a iniciativa de Glaucione em prestar contas de seu trabalho ao povo.



FONTE: OBSERVADOR

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

VIADUTOS - Durante audiência do MPF, secretário Israel Xavier se irrita com moradora que criticava administração - VÍDEO

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Ana da 8 destaca Ação global em Nova Mamoré, mas lamenta ausência do governador Confúcio Moura



A Ação Global Saúde & Cidadania, realizada no último final de semana (27 e 28/08), no município de Nova Mamoré correspondeu a expectativa da população. Foi o que a deputada Ana da 8 (PTdoB) assegurou em discurso proferido da tribuna da Assembleia Legislativa na noite de terça-feira (30). No entanto, a parlamentar lamentou a ausência do governador Confúcio Moura ao evento “porque a assessoria governamental não o comunicou sobre o dia e horário da programação e isso frustrou os estudantes e as demais pessoas que compareceram ao local, já que havia enorme expectativa sobre o contato direto com o governador do Estado”.
Durante a Ação Global Saúde & Cidadania, que aconteceu na escola Casimiro de Abreu, e que teve como realizador o Instituto de Tecnologia, Educação, Pesquisa Socioambiental e Cultura do Mamoré (ITEM), foram atendidas 6.058 pessoas. Houve expedição de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, CPF, Título de Eleitor, passe livre, cartão do idoso, além de aferição de pressão, tipagem sanguínea, glicemia, corte de cabelo e consultoria jurídica. Houve a distribuição de 120 cestas básicas. Cerca de 180 voluntários atuaram no evento que contou com a participação dos acadêmicos do 8º período de medicina, biomedicina e enfermagem das Faculdade São Lucas e Fimca, apoio da Prefeitura de Nova Mamoré e de órgãos governamentais.
“A população de Nova Mamoré compareceu em massa para prestigiar o evento. No entanto, houve frustração por parte dos alunos que prepararam suas fanfarras para demonstrá-las ao governador Confúcio Moura que, infelizmente, não esteve no local. O pessoal do distrito de Nova Dimensão também compareceu para conversar com o governador e ficou decepcionado. Procurei saber da razão da ausência do governador e sua assessoria informou-me que ele não fora comunicado sobre o evento. Conversei com a secretária adjunta da Educação, Sueli Aragão, e ela confirmou que se esqueceu de informá-lo sobre a realização da Ação Global. Estou aqui dizendo isso porque foi o próprio governador quem anunciou que estaria presente ao evento, assim como esteve quando da realização da mesma ação em Guajará-Mirim. Houve uma frustração geral”, disse a deputada Ana da 8.
Outro ponto citada pela parlamentar em seu discurso na Assembleia Legislativa é sobre a reclamação de servidores do Estado que, segundo ela, estão viajando para trabalhar e não estão recebendo diárias para se manter durante o período de deslocamento para outros municípios. “O pessoal do Shopping Cidadão só foi colaborar na Ação Global porque encontramos uma maneira de ajudá-los, já que não havia liberação de diárias. Como é que esse pessoal vai se alimentar fora de seu domicílio? Algo tem que ser ajustado porque ficou comprovado a falta de comunicação entre os assessores e o governador Confúcio Moura”, comentou Ana da 8 ao tempo em que agradeceu a diretor da escola Casimiro de Abreu, professora Lucenir, e ao representante de ensino João Batista, Agevisa e Cepem – Controle de Associação dos Portadores de Hepatite Viral, colocando-se à disposição no apoio a esse tipo de evento de inclusão social. A parlamentar também fez questão de agradecer os vereadores de Nova Mamoré: Isaias Fernandes, Isaias Santana e Pisero, além dos funcionários de seu Gabinete que contribuíram que mais uma ação se tornasse possível.
FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

TRE de Guajará Mirim expede certidão de apoiamento para PSPB




Com o “V” da Vitória o Advogado Raimundo Façanha, secretário geral, comemorou o recebimento de mais uma CERTIDÃO emitida pela Justiça Eleitoral, Zona Eleitoral de Guajará-Mirim, pela qual certifica assinaturas de apoio à fundação do Partido dos Servidores Públicos do Brasil-PSPB.
“O Tribunal Regional Eleitoral na sessão do último dia 16/08, homologou o pedido de registro do PSPB, sem nenhum pedido de impugnação, o que foi uma vitória para o nosso Partido. Agora o nosso objetivo é intensificar a coleta de assinaturas de apoio dos eleitores nos diversos municípios de Rondônia, com vista a obter a homologação junto ao Tribunal Superior Eleitoral-TSE, para podermos participar do pleito eleitoral previsto para 2012″, comentou o Dr. Façanha.
O PSPB é um partido recém-criado, já possui sua Diretoria Nacional e atualmente está implantando os seus Diretórios Estaduais e Municipais a fim de se consolidar como um partido com ampla representação nacional.

FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Caminhão caçamba bate em viatura policial que quase cai em barranco


O acidente envolvendo um caminhão caçamba e uma viatura da policia militar de Rondônia aconteceu nesta tarde na BR 364 próximo da Avenida Campos Sales setor sul da capital. De acordo com o motorista do caminhão, ele estava transitando na rodovia quando sentiu um peso na lateral do veiculo, e quando foi olhar avistou o veiculo oficial da PM sendo arrastado e quase jogado para fora da pista por muito pouco não caindo no barranco.
Depois do susto outras viatura PM foram até o local e fizeram todo procedimento para não obstruir a passagens de outros veículos,até a chegada da PRF.O caçambeiro ainda deixou claro que o policial possivelmente ia o ultrapassar e na tentativa ocorreu a colisão.
Depois de alguns minutos a equipe de patrulheiros rodoviários foi ao local e juntamente com peritos fizeram todos os procedimentos para responsabilizar o causador do acidente.






FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Ministério cria programa de estímulo ao turismo de fronteira

Ministério cria programa de estímulo ao turismo de fronteira


Brasília, DF (30/08/11) – Para fortalecer o turismo de curta distância e desenvolver o turismo entre os países sul-americanos, principalmente entre os do Mercosul, o Ministério do Turismo (MTur) criou, por meio da portaria n° 162, de 26 de agosto de 2011, publicada nesta segunda-feira (29/08), no Diário Oficial da União, o Programa Turismo de Fronteiras (Frontur).
A ideia é incrementar o fluxo de turistas entre os países vizinhos, auxiliar a preparação dos estados fronteiriços para os megaeventos de 2014 e 2016, fortalecer a formatação de roteiros turísticos integrados e aprimorar os sistemas de informações e de atendimentos dos portões de entrada. Além disso, o programa propõe o aperfeiçoamento dos mecanismos de coleta e tratamento de dados estatísticos, como o fluxo de turistas entre os países.
“Precisamos dinamizar, ordenar e estimular o fluxo de turistas com os países vizinhos. A América do Sul é um mercado importante para o turismo brasileiro. O debate de propostas e soluções para eliminar os entraves fronteiriços é fundamental para o desenvolvimento da região”, ressaltou o ministro do Turismo, Pedro Novais.
Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina estão entre os estados contemplados pelo programa.
Neste semestre, as ações do Frontur serão concentradas em Mato Grosso e no Amazonas – estados-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 –; no Acre, tendo em vista a Carreteira Interoceânica, que fará a ligação entre Rio Branco e Lima; e no Amapá, em razão da integração Brasil-França.

Fronteiras brasileiras – O Brasil faz fronteira ao longo de 15,7 mil quilômetros, que compreendem 11 estados do país e 588 municípios. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), 80% do turismo internacional é realizado entre países próximos ou que compartilham limites geográficos.
No Brasil, a entrada de turistas por meio das fronteiras representa 39% do movimento turístico. Na França, mais de 70% dos visitantes são de países fronteiriços, enquanto no México, mais de 80%.
Os viajantes da América do Sul são os que mais apreciam destinos brasileiros: em 2010, foram 2.384.186 visitantes. No mesmo período, os europeus somaram 1.614.864 e os viajantes da América do Norte, 734.998.
FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

AZAR: gerente empresta moto e ladrões furtam a mesma

AZAR: gerente empresta moto e ladrões furtam a mesma


No início da noite de terça-feira (30), o gerente de uma grande loja de eletrodomésticos em Guajará-Mirim acionou uma guarnição da PM e relatou que estacionou a motocicleta POP de cor preta e placa NCH 1835 em frente a loja, situada Av Leopoldo de Matos, bairro Centro e adentrou a loja para desligar um computador no escritório, passado alguns minutos retornou e não mais encontrou a moto onde tinha deixado.
Conforme narrou aos PMs que atenderam a solicitação, ele havia emprestado o referido veículo de um funcionário.
A guarnição composta pelo cabo PM Calmont e os PMs Leogilson e Fabrício, realizou várias buscas nas imediações, portos clandestinos nas margens do Rio Mamoré e não localizou a moto, nem os suspeitos do delito. A situação já está com o SEVIC.

FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Nova Mamoré receberá Festival Palco Giratório Sesc Rondônia 2011

Nova Mamoré receberá Festival Palco Giratório Sesc Rondônia 2011

De 01 de setembro a 02 de outubro acontece mais uma edição do Palco Giratório SESC RO, com uma programação intensa e variada de espetáculos de teatro, circo e dança, performances e debates
A partir do dia 01 de setembro, Porto Velho vai receber 37 espetáculos de teatro, circo e dança com grupos de vários Estados brasileiros. É o Festival Palco Giratório, que vem trabalhando com êxito na difusão das artes cênicas brasileiras e na democratização do acesso à cultura. Durante 32 dias, Porto Velho vai receber 16 grupos de outros Estados, além de 3 grupos rondonienses, para compor a programação do Festival. Algumas cidades do interior, como Ariquemes e Nova Mamoré também receberão espetáculos.
Neste ano, em Porto velho, os espetáculos acontecerão em dois locais: no Anfiteatro do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e no Sesc Esplanada. A entrada para os espetáculos apresentados no Sesc Esplanada é 2 kg de alimentos não perecíveis, que são trocados por uma senha individual. O comerciário que apresentar sua carteirinha atualizada tem direito a uma senha. As apresentações se dividem em dois horários: às 19h e às 20h30.
Além dos espetáculos, a programação desta edição também é composta pelas Mesas Giratórias, que se tratam de espaços de discussão do fazer artístico relacionado ao teatro e às artes e atividades correlatas, colocando em foco não só o artista, mas também a sua relação com o público e com a promoção das artes e dos empreendimentos artísticos, como um todo.
O Festival traz ainda uma proposta pioneira das artes cênicas em Rondônia, a Subestação, que propõe de criação de um território sub, para proporcionar uma nova relação com a arte e seus desdobramentos, garantindo novas formas de pensar, agir e sentir a arte, através da apresentação de perfomances artísticas em um horário diferente do convencional. Já o Subsolo traz o conceito de “arqueologia do teatro portovelhense”, com os grupos se reunindo com o público para expor suas criações artísticas e apresentar suas trajetórias teatrais.
A abertura do Palco Giratório RO 2011 será marcada por uma Coletiva de Imprensa, no dia 31 de agosto, às 19h. E a partir do dia 01 de setembro o público poderá conferir a variada programação do Festival, que segue durante todo o mês de setembro e se encerra no dia 02 de outubro.
Mais uma vez o Palco Giratório se consolida em uma importante rede de intercâmbio cultural, com teatro de bonecos, de rua, comédias e dramas, para adultos e crianças, circo, dança e muitas outras manifestações artísticas que tomam espaços convencionais e não convencionais.
FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.