28 de março de 2013

Tem que mudar a lei das abusivas taxas do DETRAN

 Alô dona presidenta!

Quem sabe da história, diz que os números estão errados. O percentual de aumento das taxas do Detran não é de 25% neste ano. Portanto, é sempre bom checar a informação para não dá-la incorretamente. E qual a verdade? No caso das taxas do Detran, houve um aumento na passagem de 31 de dezembro de 2012 para 1º de janeiro, de um percentual que é o dobro da inflação do ano. Ou seja: correção nas taxas na ordem de perto de 10%, a partir daquele primeiro dia deste ano. Em seguida, através de projeto oriundo do Executivo e aprovado na Assembleia, novo aumento, daí de mais 25%. Ficou claro agora? Quem falou que o reajuste era de 25% errou. Na verdade, ele foi de 35% desde o início do ano. Porque um aumento tão grande é que não se entende. Há quem diga que a justificativa oficial era de que não havia reajuste de taxas desde 2009. Não é o que o sindicato das auto escolas e experientes donos dessas escolas especializadas dizem. Eles confirmam que em todo o final de ano aumentam automaticamente as taxas do Detran, geralmente num patamar que é o dobro da inflação do período.

Pelo menos três fontes diferentes, ligadas a auto escolas, confirmaram essa informação. O assunto foi tratado inclusive no programa Papo de Redação, da Rádio Parecis FM, quando donos de auto escolas entraram em contato com os apresentadores, para dizer que o aumento real das taxas chegaria a 35%. Se isso for mesmo real, trata-se de um abuso inominável,. Tanto o governador Confúcio Moura, que sempre sai em defesa da população, não permitindo que ela seja achacada, quanto os deputados estaduais, certamente vão dar um jeito de corrigir esse abuso. Projeto nesse sentido já foi aprovado na ALE. Pagar essa fortuna por um serviço que é ruim, é ainda pior. Portanto, se a lei está errada, que se mude a lei.

TENSÃO NO AR

Entre mortos e feridos...salvaram-se todos. A secretária de Educação, Isabel Luz, ouviu alguns desaforos na Assembleia, nesta semana, mas também teve defesa. Houve duras críticas pelo deputado Maurão da Carvalho, que até pediu explicações sobre diárias que teriam sido pagas ilegalmente; queixou-se que ela trata mal vereadores e deputados e bateu firme. Mas Isabel teve defensores. Um diretor de escola, por exemplo, disse que ela revolucionou a educação, o que soou como um exagero. No final, nenhum ferido grave. Mas o clima ente ALE e Seduc continua tenso.

OLHOS NAS URNAS

O ex-prefeito Carlinhos Camurça pode disputar outra vez uma cadeira na Assembleia Legislativa. Ele está pensando no assunto, depois de longo tempo distante das urnas. Um de seus secretários, Antonio Ocampo, já decidiu que vai mesmo concorrer. O tucano José Guedes, outro ex-prefeito, hoje advogado atuante, pode estar na lista. Os vereadores Marcelo dos Reis, Ana Maria Negreiros, Everaldo Fogaça e o atual presidente, Alan Queiroz, são apenas alguns dos que já decidiram entrar na briga pela ALE em 2014. Mas vem muito mais gente por aí....

MAL COMEÇOU...


Chuvas e Porto Velho toda alagada; dezenas de famílias jogadas na rua; obras que não saem do lugar; viadutos parados, sem perspectiva de solução; caso das famílias que não saem do bairro da Balsa, impedindo a entrega da ponte sobre o rio Madeira; rodoviária abandonada e fedendo 24 horas por dia; problemas com as empresas de ônibus e lixo. É pouco ou quer mais? O prefeito Mauro Nazif, menos de 90 dias no poder, já está sentido na pele o que é governar uma cidade tão problemática. E isso é apenas o começo. Vem coisa muito pior por aí...

PONTE SIM, LUZ NÃO!


A ponte binacional, anunciada há anos mas, que, finalmente, deve começar a se tornar realidade neste 2013, já tem recursos e projetos definidos. Vai ligar Guajará Mirim à sua cidade irmã de Guayara, na Bolívia e representará um grande avanço para a região. Servirá ainda para que o governo brasileiro pague uma dívida desde que comprou o Acre dos bolivianos, no Tratado de Petrópolis. Já a hidrelétrica no rio que separa os dois países, não sai. Ao menos enquanto Evo Morales for o presidente. Ele já avisou que não quer saber de hidrelétrica. Prefere o escuro? É uma questão de visão do estranho Presidente boliviano.

PROFISSÃO

No blog do conhecido jornalista Carlos Henrique Ângelo, esta semana, mais uma grave denúncia sobre o envolvimento de autoridades, inclusive religiosas, com a indústria da invasão (oficializada em Rondônia e Brasil afora), sob os olhares complacentes de governantes. Falsos sem terra, que transformaram as invasões, ameaças, ataques a propriedades e até assassinatos num trabalho, como se ele fosse legal, continuam agindo impunemente.

DESPROTEGIDA


Carlos Henrique denunciou o caso da empresária Maria Ângela Semeguini. Ela diz ter sido ameaçada de morte pelo padre Vital Corbellini, de Jaru. A ameaça era que "poderá correr sangue", caso ela caso não parasse de recorrer à Justiça para conseguir reintegração de posse às suas propriedades invadidas. Dona Maria Ângela enviou carta a senadores e à Presidência da República, pedindo proteção à sua vida. Alguém aí tomou alguma medida para prender esses criminosos? Claro que não...

PERGUNTINHA


Quantos reais a menos no bolso e quantos quilos a mais na barriga, teremos depois deste feriadão de Páscoa, à base de chocolate?

Fonte: Sérgio Pires

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

PM em Nova Mamoré apreende 3 quilos de droga em barreira na BR 425

Policiais militares lotados na 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo/6º BPM, durante realização de uma barreira policial montada nas proximidades da 4ª Linha do Ribeirão, BR 425, por volta das 11:h da manhã de segunda-feira (25), apreenderam três quilos de pasta base de cocaína.
De acordo com registro policial feito na Polícia Federal em Guajará-Mirim, em dado momento os PMs abordaram um veículo taxi, modelo prisma, de cor preta, placa JVX 7885, CM 0010, de Guajará-Mirim, o qual fazia deslocamento sentido entroncamento.  Foi feita revista no veículo e em uma mala do passageiro Danilo Rodrigues Calmont, 22 anos, morador de Guajará-Mirim, foi encontrado envolto em uma jaqueta, aproximadamente 3 KG de droga.

Danilo Rodrigues Calmont 

Ao ser indagado, Danilo afirmou ser o proprietário do produto que foi adquirido na Bolívia pela quantia de R$ 12.000,00. O elemento recebeu voz de prisão, sendo  conduzido e apresentado ao plantonista na PF juntamente com o material apreendido e incursa nas penas da lei 11.343/2006. Também foram entregues seus documentos pessoais e um celular.
De acordo com informações da PM, Danilo já é velho conhecido da polícia, pela prática de tráfico de entorpecente e que o mesmo já foi preso algumas vezes pela mesma prática ilítica. Depois dos procedimentos de flagrante delito, Danilo foi recolhido ao presídio masculino do Estado em Guajará-Mirim onde aguarda o manifesto do judiciário a cerca do crime em questão.

Fonte: Portal Mamoré.

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.