13 de abril de 2011

TENSÃO NO CAMPO - Comunidade remanescente na Flona Bom Futuro pede cumprimento de acordo com Governo do Estado - Fotos e Vídeos


Uma ocorrência policial e um oficio endereçado ao Ministério Público Federal relatam um suposto abuso de autoridade e pressão psicológica a agricultores remanescentes na Floresta Nacional do Bom Futuro, localizada em Porto Velho, capital de Rondônia.
No último dia 10 de fevereiro, adentrou na delegacia de Policia Civil em Buritis, município do interior e limítrofe com a Flona Bom Futuro, o agricultor Salvador da Cruz Filho, presidente da Associação dos Pequenos e Médios Produtores Rurais do projeto Rio Pardo, relatando que a comunidade está revoltada por uma ação desencadeada pelo Batalhão de Polícia Ambiental e servidores do ICMIBIO – Instituto Chico Mendes, que aproveitando da ausência dos moradores, derrubaram casas e outras instalações de ocupantes de lotes dentro da Flona. Segundo o B.O. 697/2011, os integrantes da ação policial ambiental munidos de motoserras destruíram as casas, sendo que em algumas teriam usado camionetes com corda para derrubar os barracos. Salvador disse também que em outras ocasiões, foram chamados de vagabundos e ameaçados com prisão no “Urso Branco”.
A área que está sofrendo a desocupação de moradores para recomposição da FLONA já foi objeto de litígio, chegando inclusive ao bloqueio do canteiro de obras da Usina de Jirau por parte dos moradores do povoado de Rio Pardo, finalizando com um acordo firmado de permuta de áreas entre o Governo Estadual e Federal, através da lei federal 12.149/2010.
O Estado de Rondônia passou para a União a unidade de conservação do Rio Vermelho I e II, em troca com uma área de mais de 180 mil hectares ocupados há mais de uma década por centenas de famílias na Floresta Nacional do Bom Futuro.
Passados quase dois anos, ainda há famílias dentro da área da Floresta Nacional e reclamam que ficaram fora do acordo. Segundo algumas lideranças, o Estado de Rondônia, através do ainda governador Ivo Cassol teria se prontificado a remanejar estas famílias, o que até hoje não aconteceu. Os lideres comunitários já tentaram por diversas vezes uma reunião com o atual governador Confúcio Moura, mas não conseguiram êxito.
No documento enviado ao MPF – Ministério Público Federal, os moradores reconhecem que estão dentro da área afetada pela FLONA e garantem que estavam aguardando uma remoção por parte do governo do estadual.
O documento enviado ao MPF também pedem a intimação dos integrantes desta força tarefa para que respondam por atos criminosos contra a humanidade e contra a inviolabilidade das residências garantidos pela constituição brasileira.
Um grupo de moradores promete voltar novamente nesta quarta-feira (13) ao palácio Getulio Vargas e aguardar “sem pressa” na ante-sala do governador uma audiência com o mesmo. VEJA ABAIXO MAIS UM DEPOIMENTO DE MORADOR DA FLONA --VIDEOS ACIMA

Uma ocorrência policial e um oficio endereçado ao Ministério Público Federal relatam um suposto abuso de autoridade e pressão psicológica a agricultores remanescentes na Floresta Nacional do Bom Futuro, localizada em Porto Velho, capital de Rondônia.

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Homem é executado a bala enquanto bebia em buteco

O crime de homicídio praticado contra Sandro Monteiro Carvalho (38) também conhecido como “Cachorrão” aconteceu por volta das 21h da ultima terça-feira (12) em um estabelecimento comercial denominado bar da “Margaret” que fica localizado no município de Ariquemes intero de Rondônia.

De acordo com relatos de testemunhas “Cachorrão” chegou ao estabelecimento pediu uma cerveja e ficou sentado bebendo junto com uma mulher, em seguida um homem em uma motocicleta Honda Titan parou na frente do casal e passou a disparar contra os mesmos, ”Cachorrão” foi atingido em diversas partes do corpo e morreu na hora. A mulher foi baleada no calcanhar e logo foi lavada para um pronto socorro onde passa bem.

Após o crime o assassino fugiu tomando rumo ignorado sem deixar nenhum rastro. O caso foi registrado na 1° delegacia da cidade e passado para agentes do SEVIC que irão investigar.



FONTE: RONDONIAVIVO

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Prefeitura promove ações no Dia Mundial da Saúde

Em virtude ao Dia Mundial da Saúde comemorado no dia 7 de abril, a SEMSAU – Secretaria Municipal de Saúde apresentou informações a população através de ações educativas sobre atividades desenvolvidas na Unidade de Saúde pelas equipes do PSF. Além disso, ofertaram no local atendimento de saúde por médicos e enfermeiros.

A ação teve início pela manhã se estendendo durante todo o dia. Foi realizada coleta de glicemia capilar, triagem de pressão arterial, oferta de vacinação contra tétano, febre amarela, hepatite, coleta de preventivo do colo uterino, consulta médica, teste rápido anti-HIV, coleta de sangue para transfusão, exame dermatoneurológico e distribuição de informativos diversos.

Além dos atendimentos e exames médicos, a população pôde participar de palestras sobre Diabestes/hipertensão e sobre doenças sexualmente transmissíveis, auto-exame das mamas,câncer da próstata e apresentação sobre o trabalho do PSF.

A equipe contou com a participação da Pediatra Dra. Márcia, Fisioterapeuta Dra. Cordélia, Fonaudióloga Karime Toufic, Enfermeiras Marlene, Lucileide e Luzia, Médico Dr. Aristeu e Dr. Neidson, Técnicos de Enfermagem Iranilson, Rosângela, Jorgeth e Nilce, equipe do PSF, do Banco de Sangue, LACEN, Exército, Polícia Militar e todos os funcionários da unidade.

Fonte: Assessoria.

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Guajará-Mirim quer sair da estagnação com montagem de produtos de informática

O segundo maior e mais antigo município de Rondônia, Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia, completa 82 anos neste domingo com a economia praticamente estagnada, segundo o prefeito, Atalíbio Pegorini. A ‘Pérola do Mamoré’ paga um preço caro para fazer o papel de grande reserva florestal do Estado. Como 93% da área territorial é ocupado por unidades de conservação e terras indígenas, praticamente não há espaço para agricultura e pecuária e o poder produtivo, com apoio da prefeitura, quer criar indústrias com os incentivos da Área de Livre Comércio (ALCGM) para gerar empregos. Uma das opções mais promissoras é a montagem de produtos de informática, mas para garantir os benefícios da ALCGM há a necessidade de mudar a legislação. “As atribuições das ALCs variam em cada Estado e na de Guajará-Mirim, especificamente estão vetados os benefícios para o setor de informática”, lamenta o prefeito.

A saída para o impasse é que se faça uma revisão da lei das ALCs para que todas elas tenham as mesmas atribuições, sem vetos como este que impede os incentivos da ALC para a comercialização de produtos de informática em Guajará-Mirim, de acordo com o prefeito Atalíbio Pegorini.

Para um dos diretores da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do município, Cícero Noronha, a industrialização e comercialização de produtos de informática representam um grande filão para Guajará-Mirim. Segundo dados da Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), a venda destes produtos movimenta R$ 750 milhões por ano – o que equivale a 6% do PIB do Estado. Além disso, a montagem de computadores não exige investimentos pesados e, portanto, pode ser uma opção de renda para pequenos empresários. Por fim, a fabricação dos produtos daria um impulso ao comércio local, o qual representa uma das poucas opções de emprego do lugar, e enfrenta a concorrência forte de Guayareamerin, na Bolívia, para onde se desloca grande parte dos turistas que visitam Guajará, justamente para comprar eletroeletrônicos.

“Não é justo que com todas estas vantagens, o município perca a oportunidade de utilizar os benefícios da ALCGM simplesmente porque o mesmo não consta dos seus estatutos”, diz o prefeito.

Os empresários de Guajará-Mirim e a prefeitura contam com o apoio do setor produtivo de Rondônia para derrubar o veto de comercialização de produtos de informática em Guajará. O empresariado está unido em torno de ações que propiciem o crescimento sustentado do estado, com atuação conjunta de federações da micro e pequena empresa, do comércio, da indústria, agricultura e pecuária do Estado, na defesa do desenvolvimento da economia local. “O setor produtivo de Rondônia está disposto a apoiar esta e outras medidas que sejam necessárias para tirar Guajará-Mirim da estagnação econômica, dando condições de trabalho para os empresários locais, que assim poderão gerar os empregos tão esperados e necessários no município”, explica o presidente do Sindicato da Micro e Pequena Indústria – Simpi e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Leonardo Sobral.

Na foto (da esquerda para a direita) o diretor da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guajará-Mirim, Cícero Noronha, o presidente do Simpi, Leonardo Sobral, e o prefeito de Guajará, Atalíbio Pergorini, durante reunião na sede do Simpi em Porto Velho.

Município verde

Com 93% do seu território ocupado por unidades de preservação e terras indígenas, o município está impedido de praticar a agricultura e a pecuária. “Detentora do título ‘Município Verde’, outorgado em maio de 2009 pelo Instituto Ambiental Biosfera para 30 municípios brasileiros que se destacam pela contribuição dada à preservação ambiental, Guajará precisa de uma contrapartida para poder crescer”, diz o prefeito. Ele lembra o caso do Estado do Amazonas, em que os benefícios concedidos pela ALC possibilitam a fabricação de produtos eletrônicos, gerando emprego e permitindo a conservação da floresta.

Além do comércio, Guajará-Mirim não conta com outra fonte de renda. A falta de opções de emprego inchou a folha da prefeitura, a qual consome a maior parte dos parcos recursos do órgão. Em 2010, a prefeitura arrecadou R$ 40 milhões. O atendimento à saúde também diminui as condições de investimentos. O hospital municipal de Guajará, que tem 41 mil habitantes, atendeu 174 mil pessoas em 2010. “É como se cada um dos moradores tivesse ido quatro vezes ao hospital durante o ano”, compara Pegorini. Além dos munícipes, a unidade também atende pacientes de Nova Mamoré, Costa Marques e de municípios bolivianos.

Conhecida como a ‘Pérola do Guaporé’, Guajará-Mrim nasceu no ponto final da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a 365 quilômetros de Porto Velho. Além da trajetória histórica, a região é detentora de grande beleza e tem uma cultura arraigada, cuja maior demonstração é o Festival Folclórico Duelo da Fronteira, que atrai um grande número de visitantes. O grande potencial turístico do município esbarra na falta de investimentos no setor.

Fonte: Assessoria SIMPI.

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Guajará Mirim e a Rota do Cinema

Aconteceram numa linda noite estrelada às exibições de filmes previstas pela organização da Rota do Cinema no distrito do Iata e no bairro Próspero em Guajará Mirim, São Pedro colaborou.

No Distrito do Iata, a população prestigiou a Rota do Cinema.

Para o estudante Mateus de 11 anos de idade do distrito do Iata a palavra “cinema” na vida dele daqui prá frente não será mais esquecida, porque ficou bastante apreensivo e surpreso com a tela gigante que ia tomando a sua forma para as exibições dos filmes em frente a Escola Estadual.

Já o morador “Cuca” de 49 anos foi de grande importância para os moradores do distrito do Iata termos sido contemplado com essa sessão de cinema, mostrando filmes nacionais e regionais. “Achei muito bacana o filme do Picolé do Aranha (direção Anderson Mendes, AM), que mostra o personagem vendendo o seu produto numa grande cidade, um ensinamento de luta, força e garra de vencer na vida, um belo exemplo para todos”, disse Cuca.

No bairro Próspero, seu Sebastião de 67 anos lembrou quando fazia a viagem de trem de Guajará Mirim à Porto Velho, dormia no Abunã. Ficou emocionado quando viu a nossa história sendo vista numa tela de cinema com a exibição do filme “Ferrovia do Diabo” de Beto Bertagna, RO.

Na avaliação dos coordenadores da Rota do Cinema foi cumprida a meta das exibições dos filmes nas duas localidades, proporcionando entretenimento e conhecimento à comunidade de Guajará Mirim no seu aniversário de 82 anos. Nossos agradecimentos à direção da Escola Estadual e os moradores do Iata e do bairro Próspero e a todos que contribuíram para a realização de mais uma Rota do Cinema.

No domingo, no gabinete da prefeitura, Carlos Levy coordenador da Rota do Cinema entregou uma réplica do trem da Madeira Mamoré simbolizando os 82 anos do aniversário de Guajará Mirim ao Governador Confúcio Moura, réplica confeccionada pelo artista plástico e artesão Pedro Furtado que estava presente.

A promoção da Rota do Cinema é da Associação Curta Amazônia, com a parceria cultural da Prefeitura de Guajará Mirim, Secel, Sítio do Chicão/GM, SL Distribuidora/GM, Emater/GM e apoio na divulgação da Imprensa Rondoniense.

“Rota do Cinema levando a magia do cinema até você”.

Fonte: Assessoria.

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Agricultor ao retornar do trabalho encontra casa queimada

O agricultor José Soares do Nascimento, de 35 anos, encontrou sua casa totalmente queimada, localizada no Ramal Samaúma, km 42, sítio do Bené, área rural de Guajará-Mirim.

Em ocorrência, a vítima disse que no dia 06 de abril saiu para trabalhar na roça e quando retornou por volta das 17h encontrou sua casa destruída pelo fogo, perdendo roupas, mobília da casa e documentos pessoais.



FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

O Prefeito José Brasileiro e assessores recebem a Deputada Ana da 8

Na manhã do dia 11, o prefeito José Brasileiro e assessores receberam a Deputada Ana da 8 e seu assessor de gabinete Romes Mamede, para tratar sobre emendas parlamentares destinadas à recuperação de estradas vicinais no Distrito de Jacinópolis e para a realização do primeiro festival do leite no município.

O secretário Municipal de Agricultura e Pecuária José Cícero apresentou à deputada o projeto para a realização do festival, apresentou dados que comprovam que o município tem o quarto maior rebanho bovino do estado e uma produção de mais de 90 mil litros de leite por dia.

Deputada Ana da 8 reunida com autoridades de Nova Mamoré.

A Deputada Ana da 8 falou da importância da realização do festival e firmou o compromisso que irá solicitar junto ao Governo do Estado, a alocação de recursos financeiros para ajudar na realização do festival. A deputada falou ainda que irá propor uma reunião com o diretor do DER, com a participação do Prefeito José Brasileiros, vereadores e lideranças do Distrito de Jacinópolis, a fim de sensibilizar os técnicos do DER, visando o aporte de recursos para a recuperação das estradas vicinais daquele distrito.

Na oportunidade, a deputada foi apresentada pelo prefeito ao novo Comandante da Polícia Militar no município, o Tenente Robinson Brancalhão. Ao final, o prefeito agradeceu a visita da deputada e falou da importância da realização do festival do leite para projetar o município no cenário estadual, bem como, da necessidade de recuperação das vicinais no Distrito de Jacinópolis, considerando-se a escassez dos recursos do município, o apoio da deputada é fundamental na realização tanto do festival como na recuperação das vicinais.

Fonte: COMIMP.

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Banco do Povo vai aquecer economia

Como parte do projeto de revitalização do município de Guajará-Mirim, o governo inaugurou no último domingo (10) o Banco do Povo na cidade. O evento reuniu o governador Confúcio Moura, o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Edson Vicente e seu adjunto Alan França; o prefeito Atalíbio José, o empresário Jair Gazin além de autoridades estaduais e municipais. O Banco vai disponibilizar créditos para pequenos empreendedores expandirem seus negócios e gerar emprego e renda. Foi a primeira das unidades que serão implantadas em todo o Estado.

Governador e autoridades durante a inauguração do Banco do Povo, em Guajará-Mirim.

De acordo com o secretário Edson Vicente, quando assumiu a secretaria o governador determinou que fossem desenvolvidas ações que pudessem resgatar a credibilidade e a economia do município de Guajará-mirim. “Quando estivemos aqui pela primeira vez, ouvimos muita gente dizer que há vinte anos nada era feito por Guajará. Hoje estamos voltando e trazendo grandes ações para o município como, o Banco do Povo que estamos inaugurando que trará grandes benefícios a comunidade, além de anunciar a implantação de uma fábrica de estofados e colchões que é um empreendimento do Grupo Gazin, com o apoio do Governo do Estado para a geração de emprego e renda, e ainda o programa Agora Sim, que promoverá a limpeza das ruas da cidade”, declarou o secretário.

O empresário Mario Gazin agradeceu a oportunidade de fazer parte das ações do Governo Estadual que visa sempre o bem estar da população. “A pedido do governador vamos implantar a indústria aqui em Rondônia para ajudar o município de Guajará-mirim”, informou o empresário.

Para o governador Confúcio o Banco do Povo irá elevar o nível de empregabilidade e gerar renda para a comunidade, finalizou o governador.

Fábrica

Após a cerimônia, o secretário adjunto da Sedes, Alan França, juntamente com o empresário Jair Gazin visitou o local que foi disponibilizado pela prefeitura para a instalação da nova fábrica do grupo. “Assim como o Grupo Gazin, vamos apoiar as demais empresas que queiram também fazer parte da revitalização deste município”, disse França.

Fonte: Decom.

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

SEVIC de Nova Mamoré prende “Joãozão” acusado de matar a ex-mulher

o fim de semana os policiais civis lotados na Delegacia de Polícia. no município de Nova Mamoré, conseguiram prender o homem acusado de ser o autor dos golpes de faca que tiraram a vida de Aleilene Sobral Albuquerque, de 19 anos.

O crime ocorreu na noite do último dia 03 de abril na casa situada Avenida Raimundo Fernandes, em Nova Mamoré, quando Aleilene sofreu 17 facadas e a caminho do hospital a mulher não sobreviveu aos ferimentos. Uma denúncia anônima apontou João Paulo Leme da Rocha, de 47 anos, vulgo “Joãozão”, ex-amásio da vítima, como autor do crime. “Joãozão” não foi localizado para esclarecimento, fugindo da cidade.

A notícia de que um mandado de prisão preventiva contra o acusado havia sido expedido, um policial civil estava em Porto Velho, já sabendo da informação e por conhecer João, ao localizá-lo em um supermercado deteve o mesmo e o conduziu até o Departamento de Narcóticos de Porto Velho (DENARC) para mais esclarecimentos quanto ao crime. O policial acionou a equipe do SEVIC de Nova Mamoré que se deslocou até a Capital do estado e cumpriu o mandado de prisão em desfavor de Joãozão.

João Paulo Leme da Rocha é acusado de ser o autor do assassinato de sua ex-esposa.

João está à disposição da justiça no presídio Pandinha, em Guajará-Mirim.

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.