4 de agosto de 2011

Motocicletas são furtadas no centro da cidade

Dois fatos em horários distintos foram registrados nesta quarta-feira (03) quando duas motocicletas foram furtadas.
Por volta das 18h Francisco Frasuelho Masena da Silva, de 32 anos, estacionou sua moto modelo C 100 Biz, cor azul, de placa NCR 0135, em frente a uma Distribuidora localizada na Avenida Constituição, quando retornou não mais encontrou seu veículo.
Já o mecânico Pedro Alves da Silva, de 50 anos, na noite de quarta-feira disse que estacionou seu veículo, modelo Suzuki em 125 YES, de cor azul, placa NDV 6807 de Porto Velho-RO, na Praça Governador Jorge Teixeira e minutos depois avistou um homem furtando sua moto e seguindo em alta velocidade rumo ao cemitério da cidade. Segundo Pedro que buscou a Delegacia de Polícia e relatou na ocorrência nº 3808/2001 que o homem é alto, louro e disse ser policial federal.


FONTE: O MAMORÊ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

JARU – Idosa com Passe Livre quase é desembarcada em ônibus da EUCATUR

A aposentada Zelita Alves de Amorim (71anos) viveu uma experiência muito desagradável na manhã desta terça-feira (3). Ela que reside na Rua Rio de Janeiro, 949, setor 07, em Jaru, embarcou no Terminal Rodoviário da cidade às 6h00 da manhã, em ônibus da Empresa Eucatur, com destino a Vale do Anari. Já em viagem, no momento da conferência das passagens, o cobrador Rafael Raimundo informou que ela seria desembarcada em Theobroma por não ter feito a reserva para viagem utilizando o Passe “Livre” do Idoso. O desembarque só não ocorreu, porque o professor Mário Grimaldo Garcia, condoído com o fato, pagou a passagem para que dona Zelita pudesse seguir viagem até Vale do Anari. Grimaldo, que também reside em Jaru, leciona numa escola de Theobroma, utilizando o ônibus com freqüência.

Pelo menos três horas antes da viagem
O cobrador informou que a idosa deveria ter feito a reserva com três horas de antecedência. Raciocine: se o ônibus saiu às 6h00 da manhã, a aposentada deveria ter reservado sua vaga às 3h00 da madrugada. “Pela madrugada”! Absurdo dos absurdos, mas o decreto presidencial 5934, e seu artigo 3º, parágrafo 2º prevê a exigência, quando diz que “o idoso, para fazer uso da reserva (...) deverá solicitar (...) ‘Bilhete de Viagem do Idoso’, (...) com antecedência de, pelo menos, três horas em relação ao horário de partida (...). A expressão “pelo menos” significa que nos casos em que três horas de antecedência seja acordar de madrugada, que a pessoa poderá reservar no dia anterior. Entretanto, há muitas reclamações de empresas que não querem fazer uma antecipação tão maior que a exigência mínima de três horas. Exigência que, aliás, só dificulta a viagem do idoso. Talvez a intenção até seja essa.
O passe deveria ser livre mesmo!
Alguma coisa está muito errada. É provável que a culpa seja da legislação que regulamenta a concessão do Passe “Livre” do Idoso. Para ser Livre bastaria que o portador o apresentasse no momento do embarque, principalmente em trajetos curtos, como é o caso do trecho Jaru a Vale do Anari. Obviamente o idoso correria o risco de não encontrar vaga. Paciência... Se isto ocorrer, embarcaria no próximo ônibus. Entretanto seria muito melhor do que levantar de madrugada ou passar pelo vexame do desembarque. Uma pessoa idosa jamais deveria enfrentar tamanha dificuldade ou passar pelo constrangimento vivido hoje por dona Zelita.
Cobrador e motorista cordiais
Justiça seja feita. Tanto o cobrador Rafael Raimundo, quanto o motorista Valnei, foram muito atenciosos com a idosa. Explicaram
que ela, apesar de não prosseguir viagem, não ficaria desamparada. Seria embarcada num ônibus de volta para Jaru. Pergunta: se ela seria embarcada de volta para Jaru, porque não seguir viagem? Não seria a mesma coisa? Vá se entender tamanha burocracia! Burocracia que não foi inventada pelo motorista e nem pelo cobrador.
Confusão
O Estatuto do Idoso diz em seu artigo 39, parágrafo 1o que “para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade”. Por sua vez o parágrafo 3º do mesmo artigo afirma que “no caso das pessoas compreendidas na faixa etária entre 60 (sessenta) e 65 (sessenta e cinco) anos, ficará a critério de a legislação local dispor sobre as condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte previstos (...). É aqui que a coisa fica confusa, já que os legisladores locais ficam livres para fazer seus regulamentos, que obviamente trás diferenças entre cidades e regiões do país. Falta a tão necessária uniformidade nos procedimentos para que todos falem a mesma língua de norte a sul do Brasil, quando o assunto for Passe Livre do Idoso.
Mudanças precisam acontecer
Neste imbróglio até a Empresa Eucatur pode não ter nenhuma culpa no cartório. Entendo que a providência sensata a ser tomada por nossos legisladores (principalmente federais, para unificar os procedimentos em todo o Brasil) seria que as normas fossem mudadas. Por sua vez, os deputados estaduais e vereadores fariam as adaptações pertinentes a suas esferas de atuação, baseados nas mudanças definidas pelos legisladores federais. Deputados estaduais e vereadores trabalhariam dentro de limites estabelecidos, visando que todos os municípios do Brasil tenham comportamentos idênticos no trato com os idosos. Que a carteirinha do Passe do Idoso (e talvez o RG) passe a ser a única exigência para embarque, sem necessidade da emissão de passagem ou outros papéis, a não ser que sejam benéficos para os idosos. Pensem nisso senhores políticos que detêm o poder emanado do povo. Se a situação dos idosos não for suficiente para comovê-los, saibam que nessa parcela da população há muitos votos. E sabemos que votos têm o fantástico poder de convencer políticos!

FONTE:RONDONIAOVIVO

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Mulher é morta à facadas pela namorada

Uma mulher identificada como Joelma Cristina Duarte (35) foi morta durante a noite de ontem (03) em um sitio localizado no Km 30 da BR 364, sentido PVH/RO  Acre, com vários golpes de faca pela própria namorada, Jucileide Rodrigues Dos santos Vulgo "Pipita".

 De acordo com informações colhidas junto a policias que atenderam a ocorrência, as duas que juntas mantinham um relacionamento amoroso e entraram em luta corporal por motivos ainda não descoberto, onde a assassina se armou com uma faca tipo peixeira e praticou o homicídio.
Depois de executar a companheira, “Pipita” fugiu do local e na seqüência ligou para casa de um amigo dando conta da morte de Joelma, pedindo para o mesmo dizer para o dono do sitio que o corpo estava caído na sala.
No local marcas de sangue foram encontradas pelos PMs juntamente com duas facas.
O fato curioso é que as mulheres faziam juras de amor eternas, sendo que até em uma pagina da bíblia foi rabiscada com declarações. Ainda no local foi levantada informação que Joelma era portadora do vírus HIV e morava ao lado de onde o corpo foi encontrado.










FONTE: RONDONIAOVIVO

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Fumaça de mercúrio contamina garimpeiro

O garimpeiro Altair Vieira, de 43 anos, foi internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Base de Porto Velho com um edema pulmonar causado por exposição excessiva a vapores de mercúrio e chumbo usados na garimpagem de ouro no rio Madeira.
~Mesmo com proibição, exploração de ouro continua em vários pontos do rio Madeira
Mesmo com proibição, exploração de ouro continua em vários pontos do rio Madeira
As causas da doença são apontadas por irmãos do garimpeiro que trabalham numa das dragas que exploram as jazidas no fundo do rio Madeira, na região de Nova Mamoré, a   sudoeste de Porto Velho.
Exames do paciente foram pedidos pelos médicos, mas os resultados ainda não foram divulgados. Altair teve três paradas cardíacas e respira com auxílio de máquinas.
O mercúrio é usado no garimpo para agregar o ouro em pó existente no cascalho retirado do rio. A contaminação ocorre quando os garimpeiros queimam com maçaricos os cascalhos para evaporar mercúrio das pepitas de ouro e inalam o vapor.
Um dos irmãos de Altair disse que embora usem o “cadinho”, uma pequena retorta, para queimar o mercúrio e evitar que o vapor seja aspirado ou disperso pelo meio ambiente, a poluição continua porque eles não se limitam mais a produzir pepitas, fundem-nas em barras usando métodos que não impedem a poluição. Para os trabalhos de fundição, os garimpeiros utilizam outros metais perigosos como o chumbo.
Quando Altair passou mal, o serviço público de Saúde de Nova Mamoré disse que o garimpeiro havia sofrido um ataque cardíaco e teria que ser removido para o Pronto Socorro João Paulo 2º em Porto Velho. O paciente viajou desacompanhado de médico e sem suporte para garantia de seus sinais vitais.
Intoxicação por mercúrio diagnosticado
Segundo a família de Altair, a situação se agravou quando ele chegou ao João Paulo 2º onde o diagnóstico de infarto do miocárdio foi confirmado. Ele teria que ser operado, mas não havia anestesista no hospital. Aconselharam a família a procurar um hospital particular. A família escolheu o Hospital Prontocor, onde Altair foi imediatamente atendido e corrigidos os diagnósticos errados feitos em Nova Mamoré e no João Paulo 2º.
Infarto
Constatou-se que Altair não havia sofrido nenhum infarto e estava em risco de morte por um edema pulmonar causado por intoxicação como a causada por mercúrio.
Monitoramento
O paciente passou a ter os sinais vitais monitorados eletronicamente e sua respiração auxiliada por máquinas.
Passados alguns dias, e a fase inicial de risco de morte, a família removeu Altair para o hospital geral público de Porto Velho, o Hospital de Base, pois ele não tem Plano de Saúde Privado para pagar as despesas de uma longa permanência num hospital particular.

FONTE: O MAMOÊ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.