5 de novembro de 2013

PM que matou estudante na Zona Norte de SP é solto, diz advogado

Soldado estava preso desde o dia 27 de outubro em presídio da PM.
Luciano Bispo alega que tiro que matou Douglas Rodrigues foi acidental.


O policial militar que estava preso por suspeita de balear e matar um adolescente durante abordagem no mês passado, na Zona Norte de São Paulo, foi solto na noite desta segunda-feira (4) por decisão da Justiça Militar, informou a sua defesa ao G1.

De acordo com o advogado Fernando Capano, o soldado Luciano Pinheiro Bispo, de 31 anos, estava detido desde o dia 27 de outubro no Presídio Romão Gomes da Polícia Militar, por ter atirado acidentalmente no estudante Douglas Martins Rodrigues, de 17 anos, que morreu.

Com a decisão, o policial militar vai responder em liberdade por homicídio culposo (sem intenção de matar). O caso está em andamento na Justiça Militar em duas frentes: na esfera criminal, ele pode ser condenado e cumprir prisão. Na esfera administrativa, o policial pode ser expulso da corporação.

O pedido de liberdade provisória havia sido feito na última quarta-feira (30). Entre as alegações para que Luciano Bispo saísse da cadeia estão a de que o crime que ele cometeu não foi intencional e o soldado sempre foi elogiado na corporação, além de ter residência fixa e trabalhar.

"Ele foi solto na noite de segunda por decisão da Justiça Militar. Ele é um policial premiado, tem elogios individuais, além disso tem residência fixa, emprego e a regra do direito processual penal indica que deve responder o processo em liberdade", disse o advogado Fernando Capano, nesta terça-feira (5) ao G1. O defensor trabalha para a Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo, entidade da qual o soldado é associado.

O G1 entrou em contato com as assessorias de imprensa da Polícia Miltar e do Tribunal de Justiça Militar para comentar o assunto, mas não obteve respostas até a publicação desta matéria.

Protestos
A morte de Douglas Rodrigues revoltou os moradores da região do Jaçanã e gerou uma série de protestos. Ônibus foram queimados, veículos roubados, lojas acabaram saqueadas e rodovias importantes, como a Fernão Dias, foram bloqueadas. Os atos violentos levaram o governo paulista e o federal a planejarem uma ação conjunta para coibir o vandalismo.

De acordo com o defensor do policial militar, seu cliente alega ainda que o disparo foi acidental: a porta do veículo da PM bateu na pistola.40 que ele segurava e, em seguida, ocorreu o tiro. Além disso, Capano, irá solicitar uma perícia específica na arma para saber se apresentava problemas. O advogado alega que 98 mil armas da corporação em São Paulo foram recolhidas entre abril a setembro deste ano para recall porque poderiam disparar sozinhas.
"O disparo foi acidental.

O que ocorreu foi um acidente e meu cliente lamenta o ocorrido", falou o defensor do soldado. Segundo Capano, Luciano Bispo ainda não quer falar com a imprensa. "Ele está abatido com tudo o que aconteceu. Deverá se apresentar aos seus superiores para ser encaminhado a um trabalho administrativo enquanto dure as investigações no âmbito da Justiça Militar".

Questionado, o advogado explicou que o caso correrá na esfera militar porque o homicídio culposo praticado por um soldado é considerado um crime militar. "Mesmo assim, acho que o promotor militar irá denunciá-lo nos próximos dias para que ele responda pelo homicídio", disse Capano.

Segundo o advogado, o recall nas pistolas .40 usadas pela PM foi solicitado pela própria corporação. Documento da Polícia Militar pedia um "plano de revisão do armamento institucional de calibre .40 pistola Taurus - série 640 a 24/7" usada para "correção, concerto e prevenção". Os policiais militares admitiam ocorrências de "disparos acidentais (...) envolvendo as armas". Naquela ocasião, se requereu estudo "criterioso" sobre os casos. O prazo de entrega das armas iria até 27 de setembro.

Apesar de a arma de Bispo não ser desse mesmo lote que passou pela revisão da Taurus, seu advogado sustenta que, diante de tantas queixas é possível que a pistola de seu cliente também falhou.

De acordo com Capano, a arma já causou mortes acidentais e levou profissionais injustamente para a cadeia. O problema estaria na trava da pistola que libera a munição. Relatou ainda que quando dispara, ocorre um tranco na arma que não deveria acontecer, além de ficar um espaço que teria de retornar para a próxima munição. Disse que a arma deveria ter passado por testes rigorosos antes de chegar às mãos dos policiais, mas isso não foi feito.
Questionada, a assessoria de imprensa da PM confirmou a 'inspeção' nas armas.

Por meio de nota, "a Polícia Militar esclarece que, em face das não conformidades em algumas armas, e diante do contrato de garantia vigente, convocou a empresa Forjas Taurus S.A para realizar inspeção preventiva em todas as pistolas calibre 40 (grifo meu) em uso na Instituição, reparando-as quando necessário, com o propósito de evitar a ocorrência de eventos indesejáveis e garantir a segurança durante a realização das diversas atividades afetas à Instituição.

No caso em questão, ao qual responde o Sd PM Luciano Pinheiro Bispo, a arma dele foi submetida à inspeção preventiva citada, contudo, independentemente da manutenção da fabricante, ela também será submetida à perícia pela Polícia Técnico Científica, sendo certo que, se houve falha mecânica no equipamento, este fato será pontuado pelo Instituto de Criminalística."

Em entrevista ao Bom Dia SP, o porta-voz da Polícia Militar, major Mauro Lopes, declarou que, na abordagem correta da polícia, a arma deve estar sempre apontada para baixo.

Vídeos amadores postados na internet mostram que a pistola .40 pode disparar mesmo quando o dedo está fora do gatilho. Para isso, basta que ela sofra um chacoalhão. Nem a trava de segurança impede seu acionamento.

O caso
De acordo com o registro policial, Luciano Bispo e outro PM foram acionados pelo comando de operações da corporação para atender a um chamado de som alto na região por volta das 14h de domingo. No caminho, alegam que viram Douglas Rodrigues e o irmão dele, de 13 anos, fugirem. Como a região é ponto de tráfico de drogas, suspeitaram dos dois e pediram para eles pararem. Em seguida, ao saírem da viatura, ocorreu o disparo da arma do soldado, que atingiu a vítima no peito. Os próprios policiais socorreram o adolescente, que morreu num hospital da região do Jaçanã.

Amigos de Douglas Rodrigues disseram que o carro onde estava o policial militar deu um 'cavalo de pau' e depois o soldado fez mira antes de atirar. Luciano Bispo estava no banco do carona.

O pai do adolescente morto, o motorista José Rodrigues, de 44 anos, afirmou ao G1 que pretende processar o estado e buscar uma indenização pelo ocorrido. O motorista também afirmou que o policial que atirou era conhecido por outros jovens da vizinhança por conta do comportamento agressivo em outras rondas da PM. "Os meninos disseram que ele era meio bravo. O jeito dele trabalhar não era como o dos outros. O pessoal disse que ele era meio esquentado", contou.

A mãe do adolescente disse, no início da manhã de segunda, que o filho não entendeu por que foi alvo do disparo do policial militar. "Por que o senhor atirou em mim?", perguntou o adolescente ao policial, segundo a mãe. Segundo a família, o estudante trabalhava em uma lanchonete. "Ele não tinha preguiça de trabalhar. Ele estudava. Estava no 3º ano", contou.



Fonte: Portal G1

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.