10 de março de 2011

Ônibus quebra na BR 425 e passageiros retornam após 5 horas da partida

O episódio vivido pelos 42 passageiros que partiram de Guajará-Mirim às 14h em um ônibus da empresa Real Norte, retornaram para o município após o veículo quebrar na estrada e sem assistência a situação passou a ser caso de polícia.

Nesta quarta-feira (9) o ônibus partiu do município lotado, o ar condicionado falhou no percurso e ao passar pela ponte do Ararás na BR 425, área rural do município de Nova Mamoré, apresentou defeitos nas rodas. De acordo com relatos dos passageiros, o motorista do carro nº 9902, placa JJZ 3748 de Porto Velho, comunicou aos passageiros que havia quebrado a mangueira do ar e as rodas estavam travadas. Segundo a passageira Teresa Cristina Ramos, de 55 anos, o motorista disse ainda que poderia prosseguir a viagem, mas era arriscado e assim ficou na contra mão da pista o veículo parado.

Os passageiros do veículo desceram e aguardavam o motorista fazer a comunicação a empresa no município de Guajará-Mirim a fim de solucionar o problema. O ônibus extra que partiu às 14h30min de Guajará-Mirim passou pelo local e foram oferecidas 14 vagas para os idosos e pessoas que estavam acompanhadas de crianças, uma passageira afirmou que essas pessoas que foram no ônibus além de irem em pé não levaram suas bagagens, pois para completar estava também travada a porta dos bagageiros.

O grupo de passageiros, composto naquele momento por 16 pessoas passaram mais de 3 horas sem assistência ao lado do veículo danificado. Quando por volta das 19h pegaram carona com um ônibus que havia saído por volta das 14h de Porto Velho com destino a Guajará-Mirim, como as poltronas estavam em sua maioria vazias, os passageiros subiram no veículo e chegaram ao Terminal Rodoviário do município reivindicando providências.

Em ocorrência policial, os passageiros afirmaram que foram buscar por seus direitos no guichê da empresa, onde foram informados por um funcionário que a única solução que poderia fazer era devolver o dinheiro de cada um. Se sentindo prejudicados, os passageiros acionaram seus familiares e dentre eles estava à filha da vereadora Marileth Soares Deniz. A edil acionou então os meios de comunicação para relatar o descaso contra os mesmos.

Leiliane Fátima Lima Cabral disse que o ônibus além de ter danificado não apresentavam condições mínimas de segurança como a falta de extintor. “Eu sou mais uma que vai ser prejudicada, pois preciso está pela manhã no trabalho e agora não terei tempo para descansar e provavelmente serei prejudica”, desabafou a passageira Leiliane.

Os passageiros também afirmaram que o motorista do ônibus danificado disse que o veículo nem deveria ter saído da garagem. Outra passageira afirmou que seu marido havia no dia anterior viajado neste mesmo veículo e este quebrou durante a viagem na BR, após algumas horas os passageiros continuaram a viagem.

O responsável pela venda de passagens, Amauri José de Oliveira, disse a reportagem de “O Mamoré” que um mecânico foi até o local onde estava o ônibus e o mesmo partiu sem os passageiros para Porto Velho, afirmando também que a empresa Real Norte não infringiu o que determina a Lei da Associação Nacional dos Transportes Terrestres (NTT) que é de 3 horas o prazo para solucionar o problema de um ônibus.

Por volta das 23h chegou um ônibus que iria conduzir os passageiros até a Capital do Estado, mas a vereadora Marileth juntamente com os passageiros preferiram primeiramente ir até a Delegacia de Polícia Civil para registrar a ocorrência policial nº 890 para que providências fossem tomadas.”É um absurdo! Desde as 14 horas essas pessoas subiram no ônibus porque pretendiam chegar ao seu destino final e somente agora depois de 8 horas sem assistência os passageiros vão utilizar por aquilo que pagaram. Isso aqui não é de graça, está na hora desta empresa saber qual é o seu lugar e respeitar as pessoas que utilizam deste meio”, indignada desabafou a vereadora Marileth.



FONTE: O MAMORÉ

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