A Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, através da Secretaria de Cultura e Turismo (SEMCET) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por intermédio da Gerência da Reserva Extrativista Rio Ouro Preto, iniciaram, desde o mês passado, uma parceria para elaboração do planejamento do turismo na Unidade. Nessa primeira etapa foi realizado um minucioso trabalho de campo, que consistiu na realização do levantamento do potencial turístico da Resex, com base na metodologia de inventariação da oferta, preconizada pelo Ministério do Turismo. Segundo Diego Orsini e Neilane Marinho, turismólogos da SEMCET e responsáveis pelo estudo, todas as informações coletadas servirão para subsidiar um posterior plano de implantação da atividade turística, voltado para o turismo de base comunitária.
A Reserva Extrativista Rio Ouro Preto é uma unidade de conservação federal criada em 13 de março de 1990, pelo Decreto Nº 99.166 e possui 204.583 hectares. Considerando sua localização e facilidade de acesso, o turismo pode ser mais uma alternativa de renda que, desenvolvido de forma sustentável e ordenada pelo ICMBio, por meio de instrumentos como o Plano de Manejo, trará resultados bastante positivos.
De acordo com o Secretário Dayan Saldanha e o Gerente da Unidade Jerônimo Martins, a próxima atividade está prevista para o fim de agosto, quando será realizada uma oficina de sensibilização sobre turismo, com comunitários da Resex. “A idéia é também complementar nosso trabalho do inventário da oferta turística, que subsidiará um futuro Plano Municipal de Turismo. O Planejamento contempla também capacitação e promoção e estamos elaborando ações neste sentido”, afirmou ainda Saldanha.
FONTE: MAMORÉ
Nenhum comentário:
Postar um comentário