17 de agosto de 2011

Confúcio visita entidades e órgãos públicos em Guajará Mirim


O governador Confúcio Moura chegou à Guajará Mirim no final da tarde de domingo (14) para prestigiar o último dia de apresentação do Festival Folclórico Duelo na Fronteira. Antes, porém, visitou o Centro de Treinamento Despertar, a Casa de Apoio ao Índio e o Hospital Bom Pastor.
Acompanhado do senador Valdir Raup, dos deputados federais, Marinha Raup e Moreira Mendes, o governador Confúcio Moura desembarcou no aeroporto de Guajará Mirim no final da tarde de domingo e foi recebido por autoridades, moradores da cidade e jornalistas. Em seguida Confúcio Moura seguiu para o Centro de Treinamento Despertar, uma entidade filantrópica pertencente à Diocese de Guajará Mirim que foi fundada há 20 anos e oferece curso de cursos de qualificação para crianças e adolescentes carentes.
A instituição atende cerca de 400 alunos e conta com apoio de parceiros para desenvolver o trabalho que tem por objetivo trabalhar no aluno a sensibilização, o compromisso e a responsabilidades da criança, bem como, reforçar o conhecimento adquirido na escola regular e aperfeiçoar o desenvolvimento físico e motor. Os trabalhos são realizados através de desenhos, pinturas, reforço escolar, jogos, recreações e dinâmicas para coordenação motora, reflexões e conceitos construtivos para o crescimento intelectual e afetivo dos alunos.
Em seguida o governador Confúcio Moura seguiu para a Casa de Apoio ao Índio, onde conversou com os indígenas. A unidade recebe mensalmente cerca de 150 índios de aldeias da região. O coordenador Regional, Joel Oronao, disse que a Casa de Apoio precisa de infra-estrutura e o governador determinou que um engenheiro faça o projeto e engenharia e o levantamento financeiro para alocar o recurso e assim dar início a obra.
Depois Confúcio Moura e demais autoridades foram para o hospital Bom Pastor, onde falou dos investimentos de R$ 5 milhões em emendas coletivas para melhorar a saúde pública de Guajará Mirim. O recurso aplicado na construção de um posto de saúde no distrito de Surpresa, reforma do posto do Iata, término da maternidade e aquisição de equipamentos entre outros.
Comenda Xamã
Ao prestigiar o Festival Folclórico de Guajará Mirim – Duelo na Fronteira na noite de domingo, onde os Bois-bumbás, Flor do Campo e Malhadinho se apresentaram, o governador Confúcio Moura foi surpreendido com uma homenagem feita em conjunto pelos organizadores do Festival que entregaram ao governador a Comenda Xamã, palavra indígena que significa “chefe maior da tribo, aquele que faz magias e tem visão de futuro”.
Confucio Moura é o primeiro governador na história de Rondônia a receber a Comenda Xamã, um reconhecimento pelos investimentos feitos na cultura em todo e estado e principalmente em Guajará Mirim.
Um fato inédito na história do Festival Folclórico de Guajará Mirim, as agremiações Flor do Campo de Malhadinho deixaram a rivalidade de lado para agradecer ao governador Confúcio Moura. Dando um exemplo de união, os apresentadores dos dois bois entraram na arena de mãos dadas, num gesto de extremo respeito ao chefe maior do estado, momento que milhares de pessoas que estavam no Bumbódromo aclamavam o nome do governador Confúcio Moura.
Depois entraram os bois com a bandeira do Estado de Rondônia que foi entregue ao governador e em seguida as portas estandartes que também entregaram ao chefe do executivo as bandeiras de suas agremiações. Para finalizar foi divulgado um áudio onde conta um pouco da trajetória de vida do governador desde que chegou a Rondônia há 40 anos.
O Boi-Bumbá Flor do Campo foi o primeiro a entrar na arena e após foi à vez do Boi Malhadinho. Cada agremiação teve 120 minutos para conquistar o público e principalmente os jurados.
O governador Confúcio Moura disse que não tem medido esforços para revitalizar Guajará Mirim, que é um município diferenciado dos demais do estado, pois 93% de sua extensão territorial é formado por unidades de conservação e não pode desenvolver alternativas econômicas na pecuária e na agricultura, “por isso temos que arrumar outras alternativas para desenvolver a região, o turismo é uma delas e a agricultura esta inserida neste processo” disse o governador que ficou emocionado com tanta demonstração de carinho por parte da população de Guajará Mirim e pelos organizadores do Festival
FONTE; O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Nenhum comentário:

Postar um comentário