16 de outubro de 2011

Horário de verão começa no domingo



O horário brasileiro de verão começa à 0h de domingo (16) . Moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora. Esta edição do horário especial termina em 26 de fevereiro de 2011.
Com 133 dias de duração, o horário de verão 2011/2012 é o mais longo desde 1985. O período mais extenso se deve ao domingo de Carnaval cair no dia 19 de fevereiro, o terceiro domingo do mês – data prevista em decreto para encerrar o horário especial. Devido à coincidência, o fim do horário de verão é adiado em uma semana.
A novidade desta edição é a participação da Bahia, único Estado do Nordeste a alterar os ponteiros. Na última quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff (PT) assinou decreto que incluiu a Bahia no horário especial. O ato foi pedido pelo governador Jacques Wagner (PT), após pressão de empresários baianos. Faziam oito edições que a Bahia ficava de fora do horário de verão.
Para esta edição, o Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico estima em cerca de 4,6% a redução da demanda por energia no horário de pico (entre 18h e 21h) em todo o País – o cálculo foi realizado antes da inclusão da Bahia no esquema especial. Com menos demanda, o ONS calcula uma economia de R$ 75 milhões no período.
Funcionamento dos bancos
A população deve ficar atenta ao horário de funcionamento dos bancos nos Estados sem horário de verão. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências desses locais deverão antecipar em uma hora a abertura e o fechamento das unidades. A medida garante que os documentos acolhidos sejam compensados dentro do prazo.
Nas localidades abaixo, porém, o funcionamento permanecerá inalterado:- Manaus (AM);- Belém (PA) e sua região metropolitana: Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará;- Fortaleza (CE) e sua região metropolitana: Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Euzébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante; - Recife (PE) e sua região metropolitana: Abreu e Lima; Camaragibe; Jaboatão dos Guararapes; Olinda e Paulista.

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Nenhum comentário:

Postar um comentário