2 de novembro de 2011

Guajará-Mirim recebe pela segunda vez a carreta do Hospital de Câncer de Barretos


O município de Guajará-Mirim recebeu nesta segunda-feira (31/10), a carreta do Hospital do Câncer de Barretos-SP. A carreta equipada para o atendimento de três tipos de exames: colo de útero (papanicolau), pele e próstata (PSA) atendeu cerca de 300 pessoas. Tendo como principal intenção despertar a prevenção entre os moradores, o grupo Amigos do Hospital do Câncer em Guajará, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), voluntários e profissionais da área de saúde junto com os seis profissionais de Barretos, iniciaram às 7h30min o atendimento continuando durante o dia, ao lado da Igreja Metodista Wesleyana. A Secretaria Municipal de Saúde também colaborou com a triagem dos pacientes.


Os exames são foram feitos na carreta itinerante, distribuídos 100 fichas para cada tipo de exame. Os homens em jejum também realizaram o exame de sangue onde deverão retirar o resultado a cerca de aproximadamente 50 dias no Posto de Saúde Carlos Chagas.
A enfermeira Luzia coordenou a triagem e a coleta de sangue, juntamente com Cristiane Alexandre da Costa e Clezer Lobato, responsáveis pela vinda da carreta, prepararam e organizaram os trabalhos.
Um café da manhã foi oferecido aos pacientes enquanto aguardavam serem atendidos.

Para Clezer Lobato, foi muito positiva a visita dos profissionais de saúde de Barretos ao município de Guajará-Mirim. “Através dos profissionais muitas pessoas tiveram a chance de fazer o exame de câncer, tendo assim mais chances de fazer o tratamento, porque quando se descobre no começo é mais fácil o tratamento, mesmo porque infelizmente ninguém está livre do câncer”, concluiu. De acordo com Cristiane Alexandre muitas pessoas do município já estiveram e outras estão fazendo tratamento contra câncer em Barretos.


O aposentado Emilse Cuellar Mercado realizou pela primeira vez o exame de protesta, afirmou que achou excelente a vinda da carreta por facilitar a sua vida e de muitas pessoas. “Não tinha condições de ir até eles, com a carreta sabemos que esses profissionais vem de longe para nos atendermos. Se Deus quiser meu exame vai dar tudo certo e queria agradecer a essas pessoas que se empenham pela vinda dessa carreta. Falo em nome de todos que estão aqui, somos gratos”, concluiu o morador Emilse.
O esposo de Maria Esther de Lima, que realizou exame de pele, afirmou: “Essa possibilidade de trazer a carreta e dar condições para nós moradores realizarmos exame, eu e minha esposa não pensamos duas vezes e ela logo procurou a triagem para a realização deste exame. Espero que a carreta venha mais vezes para atender o restante da comunidade guajaramirense”, concluiu o aposentado Raimundo Fonseca Lima, que acompanhava sua esposa.

FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Nenhum comentário:

Postar um comentário