Iniciada a primeira etapa da campanha teve início no mês de dezembro de 2010, sendo desenvolvida em três centros de saúde – Carlos Chagas, Irmã Maria Agostinho e Sandoval Meira e também no presídio feminino e masculino. A campanha realizou inicialmente 200 testes rápido com objetivo de ampliar a cobertura de boa parte da população, principalmente aqueles que não conhecem a própria situação sorológica paro o vírus HIV (Aids), no propósito de minimizar os casos de diagnósticos tardios para a doença, estimular o teste para os homens, tornar o teste rápido mais conhecido e utilizado e, finalmente, ampliar os testes na população de maior risco.
O lançamento da Campanha ocorreu no mês outubro de 2010, com a capacitação de profissionais de saúde para diagnóstico laboratorial, teste rápido e aconselhamento para médicos, enfermeiros, assistentes social e psicólogos. O município capacitou cerca de quinze funcionários para a realização das atividades.
Fonte O MamoréA segunda etapa da campanha deu procedimento às atividades no dia 16, do corrente mês e ano, no Distrito do Iata, através da Equipe Saúde da Família, gerenciada pela enfermeira Marlene Alves, conduzida com objetivo de sensibilizar a população quanto a importância de se prevenir contra as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e de ampliar a cobertura de testagem na população para o vírus do HIV (Aids).
“A participação e colaboração da população foi muito importante para o desenvolvimento das atividades, entre elas: apresentação de palestras, entrega de preservativos e folders educativos. Cerca de 200 pessoas participaram da mobilização, além da realização de 80 testes rápidos. Através desse trabalho poderemos ter um diagnóstico dos casos existentes no município e manter uma estreita relação para o melhor entendimento da população a cerca da doença”, enfatizou a secretária municipal de saúde Denise Marques de Azevedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário