20 de agosto de 2011

Seminário sobre Arranjos Produtivos será realizado em Guajará-Mirim


Na próxima quinta e sexta – feira (25 e 26), a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), através do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais de Rondônia (NEAPL/RO), realizará o I Seminário Estadual de Capacitação em Organização e Gestão de Arranjos Produtivos Locais. A abertura do evento, marcada para 14hrs, será realizada no auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviço de Guajará – Mirim.
Previsto no Plano de Capacitação para Gestão e Apoio aos APL’s, o seminário visa criar um grupo de trabalho na região, que inclui também o município de Nova Mamoré, para apoiar e fortalecer os empreendimentos de mesma atividade produtiva do local, além de propor, como alternativa de desenvolvimento econômico sustentável, a criação de um Arranjo voltado para Produtos e Serviços Ambientais.
A técnica em APL’s na Seplan, Celi Arruda, explica que a região de Guajará-Mirim está localizada em uma área de conservação, desta forma o desenvolvimento de um Arranjo com empreendimentos de produtos tradicionalmente extrativistas ou florestais não-madeirados, como óleos vegetais, frutas e sementes, será de suma importância para a sustentabilidade da região.
Poderão participar do seminário e da formação do grupo local, instituições de ensino, como universidades e escolas técnicas; agentes financeiros; representantes da prefeitura, do governo na localidade, de áreas econômicas e de empreendimentos. “A formação de um grupo com pessoas da própria região enriquece o trabalho de fortalecimento dos APL’s, uma vez que estão diretamente ligados e conhecem de perto as reais necessidades e demandas dos municípios”, ressaltou Celi.
O Núcleo Estadual de APL’s é vinculado ao Grupo de Trabalho Permanente para APL (GTPAPL) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em Brasília e é coordenado pelos secretários da Seplan, George Braga e Avenilson Trindade.
Programação
Entre os temas previstos para debate no seminário estão: Agricultura Familiar/Programa de Aquisição de Alimentos; Conceitos e Políticas para Arranjos Produtivos Locais; APL: conceitos, inovação e empreendedorismo; Desenvolvimento Local e Regional; Sistema Agroflorestais como Alternativa Sustentável ao Desenvolvimento da Amazônia; Associativismo e Organização Social; Noções de Organização e Gestão de APL’s; e a Apresentação de um modelo de APL de produtos e Serviços Ambientais do Amazonas, que poderá servir de base para elaboração do mesmo APL abrangendo Guajará-Mirim e Nova Mamoré
FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Nenhum comentário:

Postar um comentário