A doação dos equipamentos foi realizada pela parlamentar atendendo a um pedido da Associação dos Seringueiros e Agro-Extrativistas do Baixo Rio Ouro Preto (Asaex).
A deputada Ana da 8 constatou as dificuldades da comunidade e prometeu buscar apoio para que seja providenciada a recuperação de estradas e a elaboração de uma agenda de visitas de técnicos da Emater para orientar os produtores rurais da reserva.
Durante a visita a deputada também conversou com moradores da reserva que ficam hospedados na sede da Associação enquanto aguardam transporte para Guajará-Mirim.
“É importante conversar diretamente com a comunidade para conhecer as necessidades e agir na buscar de melhorias para estas famílias. A TV e antena parabólica servirão como um passatempo e também um instrumento de comunicação para quem fica hospedado na Asaex”, comentou Ana da 8.
De acordo com o presidente da Asaex, Ademir de Melo Uchoa, a comunidade recentemente foi beneficiada com a chegada da energia elétrica na sede da associação que é utilizada como ponto de hospedagem para as famílias.
“Esta doação da deputada será muito útil para quem fica aqui na Asaex por dois ou três dias esperando para transportar a produção agrícola ou aguardando para ir a Guajará-Mirim em busca de atendimento médico”, explicou Ademir Uchoa.
A deputada Ana da 8 aproveitou a visita para convidar a comunidade para reunião com a diretoria da Eletrobrás que será realizada na próxima sexta-feira na Câmara Municipal de Vereadores de Guajará-Mirim.
“Apenas 30% da comunidade da reserva é atendida com o projeto Luz para Todos e esta audiência será importante para esclarecer as dúvidas e saber quando as famílias poderão ser beneficiada com energia elétrica”, acrescentou a deputada Ana da 8.
A Reserva Extrativista do Baixo Rio Ouro Preto também necessita da implantação de uma escola que ofereça o ensino do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. São mais de 50 crianças que já concluíram a 4ª série e aguardam para continuar os estudos.
Outra reivindicação da comunidade é a recuperação de um caminhão ¾ pela Secretaria de Agricultura do Estado. O veículo servirá para transportar a produção de cerca de 250 famílias.
FONTE: O MAMORÉ
Nenhum comentário:
Postar um comentário