A chuva que caiu desde as 23h30min de sexta-feira (01) em Guajará-Mirim provocou alagamentos nas ruas e casas do bairro Serraria, 10 de Abril, Fátima, Santa Luzia e Próspero. Os piscinões transbordavam dentro das casas, moradores passaram toda a madrugada retirando a água de suas casas e tentando ainda salvar alguns móveis. Embora não tenham dormido, moradores do bairro Serraria já estavam com suas portas abertas e mostraram a equipe do jornal e site O Mamoré a situação em que ficou suas casas. Avenidas ficaram isoladas e intrafegáveis, a buraqueira está por toda parte das mesmas e estes buracos cheios de água atrapalham os motoristas, motociclistas e ciclistas transitarem.
O trânsito por essas Avenidas alagadas deixava os moradores assustados, principalmente aqueles em que a água não havia adentrado em suas casas. O descontentamento e a reclamação foram unânimes de todos os moradores por onde a equipe passou.
O morador “Malaquias”, da Avenida Dom Xavier Rey, bairro Serraria, retirava a água de dentro de sua casa com um rodo. Mesmo cansado, o proprietário da residência não desistia de lutar contra a água. Próximo ao local, na Avenida 1º de Maio, Sônia Maria da Silva Nascimento por volta de 8h ainda retirava a água de dentro de sua casa e foi enfática em culpar a Prefeitura pelos danos causados em sua casa e vizinhos. Na Avenida José Bonifácio entre as Avenidas Dr. Lewerger e 1º de Maio uma cobra grande havia acabado de transitar pelas águas quando a equipe chegou.
Segundo Maria Eliete da Silva Souza, residente a Avenida José Bonifácio a entrada de sua casa ficou inundada, embora a água não tenha alcançado a altura da entrada da porta, ela disse que desde as 3h os moradores estavam pânico com a grande quantidade de água.
O morador da Avenida 1º de Maio com Castelo Branco, Wagner Portugal foi mais uma das tantas vítimas com a enxurrada que invadiu sua casa. Próximo a casa de Wagner, o comércio na esquina com a Av. Dr. Lewerger, próximo ao prédio da TV Guajará, foi invadido pela água com prejuízos ao proprietário do local que não pôde funcionar pela manhã.
Maria Ivanilce Oliveira Pessoa, Emilson Oliveira Pessoa e Marcelo Sobral moradores da Avenida Tiradentes no bairro Serraria permitiram que a equipe do jornal adentrasse as suas casas e in loco conferisse a água ainda dentro do local, danificando móveis e bens de valores.
Um bar localizado na Avenida Dr. Lewerger com Tiradentes foi inundado pela chuva, o proprietário mostrou a equipe que foi preciso deixar em cima de cadeiras uma cama que se encontrava no recinto.
Em uma churrascaria na Avenida 15 de Novembro com Dom Xavier Rey a água transbordou durante a madrugada, as casas das proximidades e um ponto comercial de venda de veículos também foram invadidos pela água.
Segundo moradores, neste ano foi a primeira vez que a água adentrou nas casas e comércios, mas é um fato que todos os anos sempre ocorrem nesses bairros. O Poder Executivo Municipal necessita urgentemente tomar providências quanto a este caos, os moradores estão saturados com este tipo de situação e a omissão do poder público.
FONTE: O MAMORÉ
Nenhum comentário:
Postar um comentário