A Ação Global Saúde & Cidadania, realizada no último final de semana (27 e 28/08), no município de Nova Mamoré correspondeu a expectativa da população. Foi o que a deputada Ana da 8 (PTdoB) assegurou em discurso proferido da tribuna da Assembleia Legislativa na noite de terça-feira (30). No entanto, a parlamentar lamentou a ausência do governador Confúcio Moura ao evento “porque a assessoria governamental não o comunicou sobre o dia e horário da programação e isso frustrou os estudantes e as demais pessoas que compareceram ao local, já que havia enorme expectativa sobre o contato direto com o governador do Estado”.
Durante a Ação Global Saúde & Cidadania, que aconteceu na escola Casimiro de Abreu, e que teve como realizador o Instituto de Tecnologia, Educação, Pesquisa Socioambiental e Cultura do Mamoré (ITEM), foram atendidas 6.058 pessoas. Houve expedição de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, CPF, Título de Eleitor, passe livre, cartão do idoso, além de aferição de pressão, tipagem sanguínea, glicemia, corte de cabelo e consultoria jurídica. Houve a distribuição de 120 cestas básicas. Cerca de 180 voluntários atuaram no evento que contou com a participação dos acadêmicos do 8º período de medicina, biomedicina e enfermagem das Faculdade São Lucas e Fimca, apoio da Prefeitura de Nova Mamoré e de órgãos governamentais.
“A população de Nova Mamoré compareceu em massa para prestigiar o evento. No entanto, houve frustração por parte dos alunos que prepararam suas fanfarras para demonstrá-las ao governador Confúcio Moura que, infelizmente, não esteve no local. O pessoal do distrito de Nova Dimensão também compareceu para conversar com o governador e ficou decepcionado. Procurei saber da razão da ausência do governador e sua assessoria informou-me que ele não fora comunicado sobre o evento. Conversei com a secretária adjunta da Educação, Sueli Aragão, e ela confirmou que se esqueceu de informá-lo sobre a realização da Ação Global. Estou aqui dizendo isso porque foi o próprio governador quem anunciou que estaria presente ao evento, assim como esteve quando da realização da mesma ação em Guajará-Mirim. Houve uma frustração geral”, disse a deputada Ana da 8.
Outro ponto citada pela parlamentar em seu discurso na Assembleia Legislativa é sobre a reclamação de servidores do Estado que, segundo ela, estão viajando para trabalhar e não estão recebendo diárias para se manter durante o período de deslocamento para outros municípios. “O pessoal do Shopping Cidadão só foi colaborar na Ação Global porque encontramos uma maneira de ajudá-los, já que não havia liberação de diárias. Como é que esse pessoal vai se alimentar fora de seu domicílio? Algo tem que ser ajustado porque ficou comprovado a falta de comunicação entre os assessores e o governador Confúcio Moura”, comentou Ana da 8 ao tempo em que agradeceu a diretor da escola Casimiro de Abreu, professora Lucenir, e ao representante de ensino João Batista, Agevisa e Cepem – Controle de Associação dos Portadores de Hepatite Viral, colocando-se à disposição no apoio a esse tipo de evento de inclusão social. A parlamentar também fez questão de agradecer os vereadores de Nova Mamoré: Isaias Fernandes, Isaias Santana e Pisero, além dos funcionários de seu Gabinete que contribuíram que mais uma ação se tornasse possível.
FONTE: O MAMORÉ
Nenhum comentário:
Postar um comentário