1 de setembro de 2011

Ministério cria programa de estímulo ao turismo de fronteira

Ministério cria programa de estímulo ao turismo de fronteira


Brasília, DF (30/08/11) – Para fortalecer o turismo de curta distância e desenvolver o turismo entre os países sul-americanos, principalmente entre os do Mercosul, o Ministério do Turismo (MTur) criou, por meio da portaria n° 162, de 26 de agosto de 2011, publicada nesta segunda-feira (29/08), no Diário Oficial da União, o Programa Turismo de Fronteiras (Frontur).
A ideia é incrementar o fluxo de turistas entre os países vizinhos, auxiliar a preparação dos estados fronteiriços para os megaeventos de 2014 e 2016, fortalecer a formatação de roteiros turísticos integrados e aprimorar os sistemas de informações e de atendimentos dos portões de entrada. Além disso, o programa propõe o aperfeiçoamento dos mecanismos de coleta e tratamento de dados estatísticos, como o fluxo de turistas entre os países.
“Precisamos dinamizar, ordenar e estimular o fluxo de turistas com os países vizinhos. A América do Sul é um mercado importante para o turismo brasileiro. O debate de propostas e soluções para eliminar os entraves fronteiriços é fundamental para o desenvolvimento da região”, ressaltou o ministro do Turismo, Pedro Novais.
Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina estão entre os estados contemplados pelo programa.
Neste semestre, as ações do Frontur serão concentradas em Mato Grosso e no Amazonas – estados-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 –; no Acre, tendo em vista a Carreteira Interoceânica, que fará a ligação entre Rio Branco e Lima; e no Amapá, em razão da integração Brasil-França.

Fronteiras brasileiras – O Brasil faz fronteira ao longo de 15,7 mil quilômetros, que compreendem 11 estados do país e 588 municípios. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), 80% do turismo internacional é realizado entre países próximos ou que compartilham limites geográficos.
No Brasil, a entrada de turistas por meio das fronteiras representa 39% do movimento turístico. Na França, mais de 70% dos visitantes são de países fronteiriços, enquanto no México, mais de 80%.
Os viajantes da América do Sul são os que mais apreciam destinos brasileiros: em 2010, foram 2.384.186 visitantes. No mesmo período, os europeus somaram 1.614.864 e os viajantes da América do Norte, 734.998.
FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Nenhum comentário:

Postar um comentário