7 de maio de 2013

AC: Via Verde Shopping impede entrada de deficiente físico

Quando tentou visitar o estabelecimento pela primeira vez.  O caso foi testemunhado por um motorista e uma cobradora de ônibus, além de uma funcionária da franquia Subway.

Mário William, 44 anos, é muito conhecido na capital do Acre por circular em locais públicos, apesar da dificuldade de locomoção decorrente de uma paralisia cerebral que afeta a coordenação motora desde o nascimento. É alegre, fala com muita dificuldade, mas diariamente, por recomendação médica, é liberado pelos pais a sair de casa sozinho para percorrer o centro comercial da cidade.

Querido por cobradores e motoristas, Mário estava no terminal urbano de Rio Branco, no começo da tarde de domingo, quando decidiu conhecer o shopping da cidade, que foi inaugurado há um ano e seis meses.
- O Mário disse que queria visitar o shopping pela primeira vez.
  Vamos lá, eu falei. Quando chegamos ao shopping, ele se despediu de mim e da cobradora e desembarcou. Como é ponto final, ficamos estacionados esperando o horário de retornar ao centro da cidade.
O Mário foi ao shopping e logo voltou.
Estava chorando e contou que foi barrado pelo segurança.
A cobradora e eu achamos aquilo um absurdo e fomos com Mário até o shopping.
 Foi quando o segurança disse que tinha ordem para não permitir a entrada de deficiente físico desacompanhado, para evitar que o shopping fosse responsabilizado por qualquer problema.
Uma mulher que trabalha numa loja presenciou tudo e ficou revoltada com a atitude do segurança – relatou o motorista de ônibus Deuzimar Nogueira, 31.


 Rede social O caso se tornou público na noite de domingo. Diones Gomes, funcionária da loja Subway, relatou no Facebook o que considerou um "absurdo". Ela disse que o deficiente teria sido impedido porque era pobre e "não estava bem vestido".
 - Perguntei ao segurança o motivo do impedimento. Ele respondeu que cumpria ordens. Fiquei muito revoltada. Perguntei ao rapaz deficiente o que ele queria fazer. 
Ele disse: "Eu só queria conhecer o shopping."
 Estava com os olhos cheios de lágrimas e acrescentou: "Ninguém é melhor do que ninguém". Aquilo doeu meu coração.
 Então resolvi contar no Facebook o que presenciei. Estou disposta a testemunhar contra o segurança e contra o shopping – disse Dione Gomes. Mário William é filho do casal Márcio Gley Gomes de Souza, 39, e Lenira Souza, 64. 
- Nós temos três filhos especiais. 
O primeiro é o Manoel Otemar Oliveira de Arruda. Ele tem 32 anos.
É filho biológico do primeiro casamento da Lenira. 
Os outros dois são Mario William, que tem 44 anos, e o Gildomar, de 29 anos. 
Eles foram acolhidos por mim e minha esposa. A nossa família é unida. 
O shopping desrespeitou a lei porque ele é pobre e deficiente.
 Ele pode ser pobre financeiramente, mas é muito rico na graça de Deus. 
Além disso, o Mário é muito inteligente e sua vida serve de inspiração a muita gente.
 Quando voltou chorando, contou que queria conhecer o shopping e comprar um presente para a mãe – disse o pai. 

 Márcio e Lenira com os três filhos especiais

 Fonte:  terra 

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Nenhum comentário:

Postar um comentário