As reclamações contra empresas de telefonia celular são
inúmeras. Elas são recordistas de ações no Procon e em outros órgãos de defesa
do consumidor. O problema foi amplamente debatido esta semana na Comissão de
Fiscalização e Controle da Câmara Federal, que tem o deputado federal Nilton
Capixaba (PTB-RO) como um dos membros efetivos.
Os membros da Comissão de Fiscalização e controle
organizaram audiência pública para tratar da situação, que é grave e atinge
praticamente todos os estados. Participaram membros da comissão, da Agência
Nacional de Telecomunicações (Anatel) e das concessionárias de telefonia
(Claro, Vivo, Oi! e Tim).
Rondônia, por exemplo, segundo Nilton Capixaba, “sofre com
constantes problemas relacionados a internet e a telefonia móvel. Os prejuízos
são enormes”.
O argumento das operadoras é que o excesso de leis inibe a
instalação de antenas. Isso seria um dos agravantes para a melhoria dos sinais,
tanto da telefonia celular como da internet.
Ao usar da palavra, Capixaba disse que os serviços de
internet e telefonia móvel em Rondônia, são péssimos e não atendem as mínimas
necessidades da população. Ele citou as filas enormes nas lotéricas, que hoje
prestam inúmeros outros serviços, e não apenas loterias.
Os bancos também sofrem prejuízos diretos, em razão dos
constantes cortes de sinal, além das empresas. “Os cortes constantes e
prolongados tanto da telefonia celular como da internet prejudicam diretamente
a população, que fica sem condições de acessar aos serviços. Os prejuízos
financeiros e sociais são incalculáveis”, disse o deputado.
Capixaba aproveitou para reivindicar que as empresas de
telefonia atendam distritos de Rondônia, alguns com infraestrutura de
municípios, como Tarilândia, as regiões da Ponta do Abunã e do Baixo Madeira
com telefonia fixa. “Por que não disponibilizar pelo menos orelhões para
atender o povo”, questionou o parlamentar.
Ficou definido que na próxima semana a Anatel enviará
técnicos para checar as denúncias. Outro compromisso assumido pelas empresa é o
de prestar esclarecimentos à Câmara dos Deputados sobre investimentos e
melhoras na prestação de serviços a cada 60 dias.
Fonte: Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário