24 de fevereiro de 2011

Construção da Ponte binacional é debatida durante reunião na Embaixada boliviana

Uma reunião ocorrida na tarde de terça-feira (22) na Embaixada da Bolívia, em Brasília serviu para discutir a execução de vários projetos de integração entre o Brasil e o país vizinho, com destaque para a construção da ponte Binacional, Usinas hidrelétricas(uma nacional e outra binacional), além de outras ações nas áreas da saúde e educação.

A reunião agendada pelo senador Valdir Raupp e deputada Marinha Raupp com o embaixador José Alberto contou também com as presenças do prefeito Atalíbio Pegorini, políticos bolivianos, representantes da Associação Comercial e Industrial; do Sindicato dos Engenheiros do estado de Rondônia e do Conselho Federal dos Engenheiros e Arquitetos(CONFEA).

Autoridades brasileiras e bolivianas durante reunião em Brasília.

Durante o encontro o senador Valdir Raupp voltou a defender os projetos de integração entre os dois países, a exemplo da construção da ponte internacional sobre o Rio Mamoré já que Brasil e Bolívia mantêm “laços seculares de solidariedade e cooperação”. Ele pediu ao embaixador que informasse ao governo boliviano a importância que a ponte tem para o comércio entre os dois países.

A deputada Marinha Raupp se colocou à disposição da Embaixada para a defesa em torno dos projetos de cooperação bilateral como forma de melhorar a qualidade de vida dos habitantes de Guajará Mirim e de Guayaramerin, do lado boliviano. Pediu o apoio para os programas sociais que o prefeito de Guajará-Mirim executa na cidade e que são de interesse das comunidades duas cidades fronteiriças. Afirmou que vai defender a implantação de um campus da Universidade Latino-Americana(UNILA), em Guajará-Mirim como forma de expandir o intercambio cultural entre os dois países.

O prefeito Atalíbio e o presidente da Associação Comercial, Márcio Badra, elogiaram a atuação do senador e da deputada nos projetos de interesse da Bolívia e do Brasil, a exemplo da construção da ponte binacional que está em vias de ser licitada. O presidente do Sindicato dos Engenheiros, Jorge Luis, também destacou o trabalho do senador e da deputada em prol do desenvolvimento regional. Outro que falou foi o secretário geral do Consórcio Binacional, Cícero Noronha, que enalteceu o encontro e esclareceu como a comunidade da região está se organizando para os projetos entre os dois países.

Ao final do encontro, o embaixador boliviano demonstrou interesse na execução dos projetos de integração, e afirmou que vai comunicar ao presidente Evo Morales a movimentação política que há entre os dois países visando corrigir os problemas existentes na região fronteiriça. Também prestigiaram a reunião políticos bolivianos (equivalentes a vereadores no Brasil), o secretário de Planejamento de Guajará-Mirim, Sidney Silva e o diretor do CONFEA, Maurício Garcia .

FONTE: O Mamoré

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Nenhum comentário:

Postar um comentário