Com o objetivo de fomentar a organização local da economia solidária e apoiar os empreendimentos e alavancar seu potencial sem perder sua natureza solidária, o Projeto Brasil Local promovido pelo ITASA – SENAES/MTE coordenado por Andréa Mendes, coordenadora Estadual do Projeto Norte II, Fórum Rondoniense de Economia Solidária e Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, desenvolveu ciclo de palestras no município, tendo início na manhã do dia 15 de fevereiro, no auditório da SEMMA.
O curso foi realizado gratuitamente, ministrada por Ana Cláudia, representante da empresa de consultoria do Projeto Brasil Local. Direcionada a empreendedores solidários, produtores, extrativistas, pescadores, agricultores, artesãos e outros trabalhadores informais, a capacitação apresentou conceitos referentes a associativismo e cooperativismo, trabalhando na formação de preço just projetos, bem como histórico da Economia Solidária no cenário nacional, abriu discussões para identificação de potenciais empreendimentos como forma de contribuir para a produtividade economicamente solidária e trabalhar o desenvolvimento dos empreendimentos identificados pelos agentes do projeto.
A capacitação constitui, também, a base para a concretização e implantação de propostas na criação da economia solidária, no desenvolvimento de práticas associativas, elaboração de projetos, que após execução, serão encaminhados à Câmara Municipal para análise. De acordo com Edjales, alguns projetos estão sendo encaminhados pela prefeitura à câmara municipal este ano, após análise da última capacitação realizada no ano de 2010, com o intuito de implantar no município o Banco Comunitário e o Micro-crédito e finanças.
Estiveram presentes na capacitação o vice-prefeito Hilter Gomes Videira, Edjales Benício, consultor do Projeto Brasil Local, Thiago Nassur, Biólogo da SEMMA.
FONTE: O Mamoré
Nenhum comentário:
Postar um comentário