O Consórcio Binacional para Integração e Desenvolvimento Sustentável (CBIDS), recém criado na cidade Guajará-Mirim, no dia 07 de fevereiro deste ano, seus representantes buscaram o governador Confúcio Moura onde apresentaram o propósito do Consórcio e inserir junto ao Plano Plurianual (PPA) de 2012 para aquisição de recursos a serem investidos nesta região. Entre autoridades brasileiras e bolivianas, onde abrange o Consórcio, o governador ladeada pelas deputadas Marinha Raupp e Ana da 8.
Para o secretário geral da CBIDS, Cícero Alves de Noronha Filho, o CBIDS busca criar um novo eixo de desenvolvimento para o estado de Rondônia no Brasil e departamento de Beni e Pando na Bolívia, cujos pilares de sustentação serão: a Energia, Transporte, Meio Ambiente, Pesquisa e Tecnologia, no primeiro modelo de integração das Américas, construído pela sociedade.
O CBIDS é um projeto de criação que nasceu dentro do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia (SENGE-RO), com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico da região entre Brasil e Bolívia, compreendida entre os rios Madeira, Guaporé, Mamoré, Madre de Dios e Beni e também onde seus afluentes tenham influência. O CBIDS busca a melhoria da qualidade de vida da população e maximizar a utilização dos recursos existentes, criando um segundo eixo de desenvolvimento para o estado de Rondônia e um pólo de desenvolvimento para o lado boliviano.
FONTE: O MAMORÉ
Nenhum comentário:
Postar um comentário