29 de setembro de 2011

Prefeitura alerta a população para o surto de catapora




























A prefeitura de Porto Velho por meio da secretaria municipal de Saúde (Semusa) alerta para surto de catapora que vem atingindo os moradores da cidade no último mês. A doença conhecida pelas manchas na pele que provocam coceiras e viram pequenas feridas é causada por um vírus e é altamente contagiosa. Foram detectados de maio até julho deste ano 238 casos atendidos somente no hospital Cosme e Damião e um caso de óbito está sendo investigado.
Segundo Rute Bessa, do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, o surto é um aumento inesperado da doença com relação aos anos anteriores. A varicela (catapora) pode ocorrer durante o ano todo, porém durante os meses de agosto a novembro ocorrem surtos em creches e escolas. “Está disponível para toda a população o atendimento ambulatorial em todas as Unidades de Saúde. Os casos mais graves são encaminhados para o hospital Cosme e Damião, esses se devem pelo agrupamento de outras enfermidades causando um agravamento da doença”, afirma Rute.
Medidas de controle
Para Rute Bessa a melhor medida é o afastamento de 07 a 10 dias e procurar assistência em postos de saúde. “Uma medida de controle seria higiene através do banho e corte das unhas”, comenta Rute.
Orienta-se que as escolas estejam dispensando os alunos que apresentem catapora e que recomendem aos pais a procura por uma Unidade de Saúde. Existe uma vacina, porém está disponível, até o momento, apenas para pessoas com doenças cardíacas e portadoras de HIV.
Modo de Transmissão
A transmissão é por contato direto de pessoa a pessoa através do falar, espirrar ou tossir e pelo contato com as lesões infectadas na pele. O período de incubação é cerca de 10 a 21 dias depois da exposição ao vírus. O período de transmissão varia de 1 a 2 dias antes, até 5 dias após o aparecimento das feridas. Enquanto houver os machucados a infecção é possível.
FONTE: RONDONIAOVIVO

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Nenhum comentário:

Postar um comentário