2 de abril de 2013

Ana da 8 quer cirurgia plástica reparadora em mulheres vitimas de violência


A deputada estadual Ana da 8 (PTdoB) apresentou projeto de lei na sessão ordinária da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira(27) propondo que o Poder Executivo realize, gratuitamente, cirurgia plástica reparadora de sequelas em mulheres vitimas de violência  sexual, no trabalho, familiar ou doméstica, no âmbito do Estado de Rondônia.
Em seu artigo 2º o projeto prevê que o beneficio será concedido para casos de violência configurada por constrangimento registrado em boletim de ocorrência e laudo do exame de corpo de delito do Instituto Médico Legal (IML) que constatou a violência sofrida, e laudo médico que determine a reparação da área submetida à cirurgia plástica.
A proposta de Ana da 8 leva em consideração que a cada 15 segundos uma mulher é espancada no Brasil, pois cada cinco falta de mulheres no trabalho está relacionada à violência  doméstica e familiar. “Essa realidade é refletida em Rondônia também, onde a maioria das vitimas possui uma faixa etária entre 30 a 40 anos”, afirmou.
A deputada relatou que em um único dia, Porto Velho já registrou cerca de 10 ocorrências de agressão contra mulher. Na maioria dos casos registrados, a agressão acontece por meios de socos, ponta pés e até mesmo com o uso de facas e objetos cortantes.
Os homicídios nas capitais brasileiras, resultantes da agressão física, chegaram a 26 mil mulheres entre 2088 e 2010. Desse total, Porto Velho é responsável por 12,2% das mortes, uma taxa de oito homicídios para cada 100 mulheres. 40% das mortes ocorrem dentro da própria residência.
Em parágrafo único o projeto prevê que o Poder Executivo arcará com os custos totais das cirurgias, bem como toda medicação, exames e tratamentos necessários antes e pós os procedimentos cirúrgicos.

Fonte: Assessoria parlamentar.

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Nenhum comentário:

Postar um comentário