
Uma campanha permanente com a finalidade de prestar de esclarecimento e orientação sobre a prevenção do contágio de hepatite dos tipos “B” e “C”, voltada aos profissionais de salões de beleza e estabelecimentos congêneres, foi proposta pelo deputado Eurípedes Lebrão (PTN) através de projeto de lei na Assembléia Legislativa.
O objetivo da campanha é conscientizar cabeleireiros, barbeiros, maquiadores, podólogos, manicures, profissionais da área de estética, inclusive depilação e estúdios de tatuagem quanto aos riscos de contágio, identificação de eventuais sintomas, exames periódicos para o seu diagnóstico, esclarecimento médico, técnicas de esterilização de materiais e procedimentos de higiene pessoal e do ambiente de trabalho.
De acordo com o projeto, o Poder Executivo ficará autorizado a firmar convênio com instituições para que seja elaborada campanha publicitária de divulgação e esclarecimentos à população do surgimento da doença, bem como seu tratamento. O deputado alerta que a hepatite é uma doença que causa inflamação no fígado e que muitos portadores do vírus só descobrem depois de anos de infecção, dificultando o tratamento.
Citou que em uma pesquisa realizada no Estado de São Paulo constatou-se que apenas 26% dos profissionais entrevistados faziam esterilização dos instrumentais com autoclave que é considerado o método mais seguro, além de 72% desconhecer as formas de transmissão e 74% não tem imunização. “O foco da campanha é abordar junto a esses profissionais que na maioria desconhece por completo os riscos de contagio, todos os meios de prevenção”, justificou.
FONTE: O MAMORÉ
Nenhum comentário:
Postar um comentário