27 de setembro de 2011

GUAJARÁ MIRIM - Ministério Público expede recomendação para regularização de permissões de táxis



O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim, expediu recomendação à Prefeitura do município e à Comissão Especial de Regulamentação das Permissões Outorgadas para Transporte Individual de Passageiros na Modalidade Táxi para que seja atendido, criteriosamente, o que determina a legislação acerca das permissões e concessões de serviço de transporte público.
Na recomendação, subscrita pela Promotora de Justiça Luciana Nicolau de Almeida, o Ministério Público orienta que seja realizado o necessário processo licitatório para a concessão ou permissão do serviço de transporte público a pessoas jurídicas ou físicas, respectivamente, sob pena de serem consideradas absolutamente nulas, com a correspondente responsabilização política, cível, administrativa e até criminal dos agentes públicos envolvidos.
Recomenda ainda que o município e a Comissão não regularizem eventuais permissões que tenham se originado de negócios jurídicos onerosos ou gratuitos, seja por ato inter vivos ou causa mortis. A Prefeitura e a Comissão devem realizar fiscalização no sentido de reprimir a transferência, ainda que temporária, do serviço, pelo permissionário a terceiro, admitindo a figura do “taxista auxiliar”, apenas quando respeitada a legislação trabalhista que o considera como empregado, nos termos da CLT e desde que o permissionário também exerça efetivamente a profissão de taxista, servindo o auxiliar apenas com coadjuvante ou colaborador do permissionário.
Entre os motivos que levaram o MP a expedir a recomendação está a Lei 8.987/95, a qual regulamentou o artigo 175 da Constituição Federal, e estabeleceu que as concessões e permissões sujeitar-se-ão à fiscalização pelo poder concedente responsável pela delegação com a cooperação dos usuários. O artigo 14 da referida lei reafirmou a necessidade dessas concessões serem precedidas de licitação. A Lei 8.666/93 também exige a prévia existência de processo licitatório para as concessões e permissões.

FONTE: RONDONIAOVIVO

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Nenhum comentário:

Postar um comentário