22 de setembro de 2011

Dia 21 de setembro da pessoa com deficiência é comemorado em Guajará Mirim




21 de Setembro, é o dia dedicado as pessoas portadoras de deficiência. A data foi comemorada em Guajará-Mirim em clima de festa e reivindicações.

O início das atividades foi marcado por um culto ecumênico e com uma passeata pela avenida XV de Novembro, onde os deficientes físicos e os portadores de necessidades especiais participaram, levando faixas e cartazes, reivindicando das autoridades o cumprimento dos direitos adquiridos. Eles querem também avanço na conscientização da população quanto à importância da defesa em busca da acessibilidade.
A luta pelas causas em favor desse público tem refletido na mobilização da sociedade. Nos últimos anos tem ocorrido a construção de rampas de acesso em ruas e avenidas centrais, adaptação de prédios e banheiros públicos, inclusive os do setor privado. Esse avanço é notado também nas agências bancárias do município.
O coordenador do Centro Multidisciplinar, que é portador de deficiência, José Cleomilton Martins disse que elaboração de um projeto que garanta os direitos da pessoa portadora de deficiência vem sendo discutido desde o ano passado.
Após a passeata, houve uma vasta programação na sede da Asdefig, que contou com a participação de algumas autoridades. O vereador Ronald Fernandes (galego), também se colocou a disposição para apresentar ao legislativo local, um projeto voltado à classe. Presidente da Câmara Célio Targino de Melo, e outras autoridades também prestigiaram o evento. A banda do 6º BIS, fez uma apresentação aos presentes.
Segundo o professor José Cleomilton Martins, a luta é grande, mas algumas conquistas já foram alcançadas. A luta continua por mais conquistas em prol da classe. Inclusive durante o evento realizado na Asdefig, as pessoas com deficiência tiveram a oportunidade de fazer uso da palavra para reivindicar mais melhorias, garantidas pela lei.





The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Nenhum comentário:

Postar um comentário