24 de agosto de 2011

Desmatamento em Rondônia: Instituições discutem plano de controle



Desmatamento em Rondônia: Instituições discutem plano de controle
Os rumos do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento do Estado de Rondônia serão discutidos por órgãos federais e estaduais em Porto Velho. A reunião de trabalho será coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA). O objetivo será alinhar o documento estadual ao Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAM), do Governo Federal. O evento será no próximo dia 31, no auditório do Hotel Rondon.
Segundo a secretária da Sedam, Nanci Maria Rodrigues da Silva, o foco da reunião será a discussão de temas relevantes para o controle do desmatamento no Estado. “No final de cada discussão será firmada uma agenda de compromisso comum para avançarmos nos resultados desejados. Com isso esperamos unir ainda mais os esforços para controlar o desmatamento ilegal e construir uma agenda de trabalho para os próximos anos”, explicou Nanci.
Constam na programação da reunião a apresentação e discussão dos seguintes temas prioritários: regularização fundiária, situação da regularização ambiental dos assentamentos de reforma agrária, arranjos produtivos sustentáveis, monitoramento e fiscalização integrada do desmatamento e das queimadas, relação das PCH’s com o desmatamento recente e o fortalecimento das parcerias no âmbito da Operação Arco Verde.
Participam da reunião de integração dos planos, por parte do governo federal, representantes dos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, do Meio Ambiente, da Justiça, e de órgãos como a Embrapa, Incra, Ibama, Instituto Chico Mendeso, Funai e outros. Da parte do governo estadual participam os órgãos que têm ações no Plano Estadual, como Sedam, Emater e Seagri.
ARCO VERDE
A reunião da Operação Arco Verde ocorre no dia 1º de setembro, logo após a reunião de integração dos Planos de Prevenção e Controle do Desmatamento.
O evento contará com a presença de representantes do Governo Federal e Estadual, e ainda, dos prefeitos dos municípios de Porto Velho, Machadinho, Pimenta Bueno, Nova Mamoré e Cujubim. Consta na pauta a apresentação dos resultados da agenda de compromissos firmada entre União, Estado e municípios
FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Nenhum comentário:

Postar um comentário