1. Quarto Momento Cívico – em frente ao Palácio Getúlio Vargas em Porto Velho. Objetivo de trazer o povo para assistir antigas cerimônias, que o tempo foi esquecendo. Cantar o Hino Nacional. Hastear as bandeiras com solenidade. Homenagear pessoas pelos seus feitos positivos em benefício do Estado.
Tudo isto é bonito. Arranca de dentro da gente belos sentimentos. Coisa que no passado se praticava na escola. Em muitas solenidades. Até parece que o brasileiro ficou menos patriota. Menos amoroso ao país.
2. A Banda da Polícia Militar abre a manhã com seus clarins. Todos os Secretários de Estado comparecem. Outras autoridades militares também. A Assembléia Legislativa é representada. A Câmara de Vereadores da cidade. Pra mim tudo isto é o máximo.
Tem a ORDEM DO DIA. A de ontem foi uma homenagem às populações ribeirinhas do Estado. Exaltei a sua resistência, a devoção aos seus costumes, à pesca, ao extrativismo, as cantigas, rezas e cultura.
3.O Grupo Raízes do Distrito de Nazaré compareceu. Tim Maia puxou os ritmos amazônicos, com seus instrumentos feitos por eles mesmos. Vozes lindas como dos passarinhos. Como o vento na copa das árvores frondosas. Foi um show lindo e emocionante.
Ao final ganharam presentes: água tratada para o distrito, cinquentas instrumentos para a fanfarra da escola, escola de agroecologia do ensino fundamental ao médio, professor de música para introduzir a música na escola e para todos. Alojamento para professores, quadra esportiva e laboratório para música.
4. Tiveram presentes professores e alunos da Escola Carmela Dutra. Uma das mais tradicionais escolas de Porto Velho. Eles ficaram nas escadarias do Palácio. Cantaram os Hinos de Rondônia e do Brasil. Ao final ficaram satisfeitos e encantados.
O Momento cívico é isto. Estou
Nenhum comentário:
Postar um comentário