25 de agosto de 2011

IMPACTOS X COMPENSAÇÕES DAS USINAS


















Antes de iniciar o empreendimento, por mais que se esforce e projete, nunca as coisas acontecem como se previa.  Jaci-Paraná eclodiu surpreendentemente. Bem acima das expectativas. Vieram problemas socias novos que não havia. O que mais se destaca aos olhos é o abuso sexaul contra menores. Também o natural despreparo do município e Estado para o enfrentamento de problemas tão grandes e graves. Associada a  falta de políticas efetivas de proteção à criança e ao adolescente.
Está faltando sala de aula. Saúde também ainda não se consolidou. Excesso de bebidas alcoólicas e consumo de drogas ilícitas.  Quem conheceu o Jaci dos velhos tempos não o reconhece mais. Tudo é grande e grave. De Vila pacata, extrativista, senera e pacífica, mudou para um canto agitado, perigoso.
Hoje cedo, estive no Gabinete do Prefeito Roberto Sobrinho (Porto Velho), para ouvir técnicos  e Diretores de Jirau. Foi-nos apresentado o projeto conhecido como SUBCRÉDITO E. Um recurso do BNDES captado e oneroso – de responsabilidade do consórcio investir, principalmente em desenvolvimento social, econômico, cultural e tudo que vier promover o morador do entorno, para que possa se incorporar, a um novo momento de suas vidas dentro de conceitos novos de desenvolvimento com base na sustentabilidade ambiental e políticas de organização da sociedade centrada numa nova economia local.
O projeto é bonito. Está bem fundamentado, mas, falta contemplar justamente o agravo social visível em Jaci-Paraná.  E outros danos ainda não vistos e nem sentidos, mas, que chegarão.  Do outro lado, a usina fica no Rio
Madeira, Rondônia, a energia gerada irá  para todo o país. Se Rondônia produz energia para todos os brasileiros, para mover o conforto e a maquinaria da indústria nacional, bem lógico, que este mesmo país, reprersentado pelo Governo Federal, venha de encontro ao Estado e Município, para socorrê-los em suas aflições sociais geradas pelos empreendimentos. Não é justo que se deixe a encrenca para quem tem menos recursos e condições de enfrentamento destas mazelas sociais e econômicas. Além das compensações dos empreendimentos, que já se sabe e vê que não correspondem às realidades dos impactos que o Tesouro Federal  remedie a situação.
 E no mais que o Consórcio de Jirau coloque o projeto no campo para que a população possa enxergar o esforço da compensação e senti-la entrando em suas vidas. Porque os impactos não são somente ambientais.

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Nenhum comentário:

Postar um comentário