25 de agosto de 2011

Clube Helênico libanês pede socorro

          Com sua localização nas cercanias do antigo centro nervoso de Guajará-Mirim à época em que “corria dinheiro” nesta cidade, o Clube Helênico Libanês, que em décadas passadas abrigou os grandes bailes dançantes, coquetéis e encontros, hoje amargura dias de abandono e desleixo por parte de seus responsáveis e associados. Com sua fachada envolta pelo matagal, buracos no forro e restante prestes a desabar, cobertura com telhas quebradas, madeirame deteriorado pela ação de sol e chuvas ocasionais, muros caindo aos pedaços, estrutura com rachaduras e faltando portas e janelas que foram levadas por meliantes que ocupam o local à noite para praticar diversos ilícitos, o antigo casarão hoje nada mais é do que um espectro de si mesmo.
Fundado em fins dos anos 50 por uma associação composta de famílias de descendência grega e árabes que che-garam junto com a fundação da cidade, o Clube Helênico Libanês era tido como o cenário das grandes festanças da sociedade guajaramirense. Aconte-ciam naquele salão o baile do Réveillon, a festa do Hawai, os bailes de carnaval, a festas das bruxas, o baile das máscaras, festa da fantasia, bodas festivas, festas de debutantes, des-files de moda, além de celebrações de aniversários e casamentos. Nos meados dos anos 80 o clube esteve fechado para uma reforma que até hoje não aconteceu. E o fato é que hoje esta arena se encontra ao Deus-dará. Embora sempre marcado pelo segmento com menor poder aquisitivo da sociedade pelo rótulo de clube de elite ou de “gente metida”, o Clube Helênico, pelo seu passado, faz parte do cenário, his-tória, cultura e tradição de Guajará-Mirim. Aliás, este mesmo segmento da sociedade que hoje se indigna com o seu atual estado de penúria e abandono.

FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Nenhum comentário:

Postar um comentário