O prefeito de Guajará-Mirim, Atalíbio Pegorini, acompanhado do secretário de Planejamento, Sydney Dias da Silva, também se reuniu com o senador Ivo Cassol em seu gabinete nesta terça-feira. Atalíbio veio pessoalmente entregar ao senador o projeto de engenharia referente às obras de infra-estrutura urbana no município, compreendendo a construção de galerias pluviais, drenagem, calçamento e asfaltamento de diversas ruas de Guajará.
Representantes da Associação Comercial e Industrial de Guajará-Mirim, além do prefeito Atalíbio Pegorini foram recebidos pelo senador Ivo Cassol.
O projeto está orçado em R$ 1.365.000,00, a cargo do Governo Federal com a contrapartida de 10% do município, e foi encaminhado ao Ministério das Cidades, cujo ministro, Mário Negromonte, é do mesmo partido (P.P.) e amigo pessoal do senador Ivo Cassol. “Além de ser parceiro de Guajará enquanto foi governador, o agora senador Ivo Cassol se colocou à disposição para nos ajudar neste projeto junto ao Ministério das Cidades. Guajará precisa muito destas obras e sozinhos não temos condições de executá-la, por isso precisamos desta parceria”, declarou o prefeito após a audiência.
O senador Ivo Cassol reafirmou seu compromisso de trabalhar em favor dos municípios do estado, independente da cor partidária do prefeito, e se prontificou a encaminhar o projeto ao Ministério para análise e execução.
Outro assunto tratado pelo prefeito com o senador foi a construção de dois grandes barracões para serem utilizados pelos bois Malhadinho e Flor do Campo, tradicionais participantes do Festival Folclórico Pérola do Mamoré. Cassol sugeriu que os diretores das agremiações reúnam-se com o prefeito para apresentarem sugestões para a construção dos barracões. Os bois, que utilizam estruturas de terceiros, teriam assim suas sedes próprias, onde poderiam fazer promoções para arrecadar fundos durante o ano e se instalarem em definitivo num espaço apropriado para a confecção de fantasias e construção dos carros alegóricos. “Vamos em busca de recursos para os bois de Guajará-Mirim que são um símbolo da nossa cultura e não podem ficar esquecidos. A exemplo do que fiz enquanto quando era governador, vou continuar lutando pela cultura de Rondônia”, disse Cassol ao se despedir do prefeito.
O prefeito de Vilhena, José Rover, também foi recebido em audiência pelo senador Ivo Cassol. Rover está em Brasília acompanhando o andamento dos projetos do município junto ao Governo Federal e disse estar preocupado com o contingenciamento dos recursos determinados pela presidente Dilma recentemente. “Temos projetos de infra-estrutura urbana prontos para serem executados no Ministério das Cidades, já estamos com os recursos da contrapartida do município alocados e aguardamos apenas a liberação dos recursos, por isso viemos pedir a interferência do senador Ivo Cassol junto ao ministro Negromonte, Vilhena precisa demais destas obras”, disse Rover.
Durante o restante da tarde e início da noite o senador Ivo Cassol esteve no plenário do Senado onde diversas propostas seriam analisadas, com destaque para a formação da Comissão que irá tratar da reforma política nos próximos 45 dias e a votação do pedido do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) para que seja realizada auditoria na obra de reforma do prédio do Palácio da Alvorada, ocorrida no ano passado durante a gestão do ex-presidente Lula.
Cassol confirmado em 6 Comissões do Senado
Foi confirmado pela bancada do partido que o senador Ivo Cassol integrará seis Comissões Permanentes no Senado Federal. Cassol será titular nas comissões da Agricultura, Assuntos Econômicos (CAE) e Meio Ambiente, e será suplente nas comissões de Infra-Estrutura (onde são analisados os recursos do PAC), Desenvolvimento Regional e Ciência e Tecnologia. O senador também será consultado para apresentar sugestões para a elaboração da Reforma Política, cujas propostas deverão ser elaboradas nos próximos 45 dias, de acordo com o presidente da Casa, senador José Sarney.
Cassol disse que neste primeiro ano no Senado pretende se interar de todas as propostas que forem apresentadas no plenário, além de apresentar seus próprios projetos de interesse da população de Rondônia e da Amazônia, em especial. “A reforma tributária e política e a situação das nossas fronteiras, por onde entram as drogas no país, serão as minhas prioridades, vou lutar pelo desenvolvimento regional e cobrar uma atuação mais forte das Forças Armadas no combate ao narcotráfico”, adiantou o senador que fará uso da tribuna nesta quarta-feira (23) por volta das 18:00 horas.
FONTE O Mamoré